No episódio de hoje, vamos trazer um assunto que tem sido recorrente nas mesas de conversa sobre inovação, tecnologia e negócios. Vamos falar sobre essa poderosa combinação de IA com metaverso.
Quero começar relembrando que após a pandemia tivemos vários desafios para enfrentar, dentre eles, a forma como nos relacionamos com os clientes, a colaboração entre os colaboradores e a contínua busca pelo aumento dos resultados.
O metaverso surgiu como uma nova forma de interação entre as pessoas, trazendo uma experiência imersiva e inovadora. De acordo com um relatório da Grand View Research, o mercado global do metaverso deverá atingir mais de US$ 900 bilhões até 2030. Esse número reflete a imensidão das oportunidades que o metaverso oferece para os negócios de todos os setores.
E a combinação entre a IA e o metaverso? Os maiores especialistas defendem que essa potente combinação mudará significativamente como interagimos com o mundo e transformará de forma incomensurável os negócios.
A IA e o metaverso estão dando início a uma nova era de crescimento e inovação nos negócios. As empresas estão buscando se aprofundar para entender como podem criar experiência imersivas que envolvam e encantem os clientes.
Os varejistas estão explorando experiências imersivas e utilizando vitrines virtuais com Inteligência Artificial, o que possibilita aos clientes navegarem e comprarem produtos nesse ambiente imersivo.
Outro exemplo para ilustrar são as construtoras e imobiliárias, que estão utilizando o metaverso para criar os imóveis em 3D e a IA para oportunizar tours virtuais nestes imóveis, proporcionando que as pessoas visualizem a propriedade antes de visitá-la presencialmente.
E nas empresas, onde podemos ver o metaverso e a IA juntos? Na criação de espaços virtuais para recepcionar clientes, no agendamento de reuniões, na apresentação de produtos e serviços e como um espaço de convivência virtual para os colaboradores interagirem e colaborarem em suas tarefas.
Esses novos espaços virtuais serão a nova porta de entrada para a concretização das vendas, pois o cliente poderá, a partir desse ambiente, fazer as suas escolhas e comprar.
A IA e o metaverso se potencializam, permitindo uma experiência mais sofisticada, envolvente e imersiva. Especialistas acreditam que essa combinação tem potencial para liberar ainda mais a realidade virtual, trazendo possibilidades nunca vistas.
Finalizo este episódio com gostinho de quero mais, pois, com toda certeza, o metaverso ganhou força e propósito com a chegada da IA e teremos um universo repleto de exemplos para compartilhar à medida que as empresas forem aderindo a essa nova realidade.
Vamos ficar atentos e acompanhar a evolução dessas novas tecnologias, que vieram para ficar. Cada vez mais, elas farão parte do nosso dia a dia, seja no nosso ambiente de trabalho, seja na nossa rotina de vida diária.
Espero vocês no próximo episódio, com mais novidades sobre as aplicações da nossa dupla de sucesso.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock