Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

OMNI PDX, a loja do futuro

Momentum nº 988

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
31 de outubro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
OMNI PDX, a loja do futuro

Da loja do passado, o PDV, estamos evoluindo para o OMNI PDX, a loja do futuro.

O conceito do PDX foi proposto por nós em 2017 (Momentum nº 697 – “PDX – O ponto de relacionamento e experiência que até vende”) para sinalizar a evolução do antigo PDV – Ponto de Venda, que tinha a função quase que exclusiva de ter e vender produtos ao consumidor, para um local que, ao mesmo tempo, oferecia experiências, serviços, relacionamento, educação, orientação, era um ponto de mídia e até vendia.

A evolução da sociedade e do consumidor digital, o crescimento dos canais orientados pelo digital, incluindo o e-commerce, combinados com a percepção da indústria do varejo sobre a irreversível importância da integração dos canais, precipitaram o novo ciclo de transformação do espaço anteriormente conhecido como loja.

De um lado, essa realidade está gerando novos e crescentes desafios numa sociedade que se tornou hiperconveniente pela multiplicação de canais de relacionamento e vendas e porque o tempo tem se tornado fator ainda mais crítico em todos os aspectos.

Como pessoas, temos cada vez mais opções em quase tudo, com exceção do tempo, o que nos tornou mais orientados pela conveniência conjugada com todos os outros fatores, inclusive o valor.

Essa transformação que gera desafios também gera oportunidades pela possibilidade de integrar novos elementos incluindo tecnologias, design, arquitetura, serviços e experiências para atender a um consumidor cada vez mais satisfeito pelo aumento exponencial da oferta de quase tudo e reconfigurado e reeducado em seus desejos, anseios e comportamentos.

As expectativas do omniconsumidor do presente e do futuro são muito distintas do consumidor multicanal do passado.

O que se incorporou de informação, poder, acesso, atualidade, interatividade e percepções no omniconsumidor atual pressupõe a emergente necessidade de repensar os espaços físicos de conexão com as marcas, produtos, serviços e soluções. E continuará a acontecer no futuro em escala e velocidade ainda maiores.

O que e como incorporar nesses espaços as experiências vividas no ambiente do e-commerce e seus avanços, como o live marketing, e a mensuração precisa e constante do comportamento e a satisfação? Como acompanhar a jornada dentro dos site digitais para direcionar ofertas e atendimento, potencializando vendas e resultados?

Como usar microexpressão facial para avaliar satisfação com o ambiente, com a oferta de produtos, serviços e soluções?

Como usar Inteligência Artificial (IA) a partir do monitoramento do comportamento do omniconsumidor num espaço físico para melhorar a experiência desses consumidores e os resultados, como é possível de ser feito no e-commerce, por exemplo?

Como trazer plataformas, linguagens e conceitos, como metaverso, games, realidade virtual ou realidade aumentada, cada vez mais incorporadas no cotidiano do omniconsumidor para potencializar a interação e experiências nos espaços físicos?

Como integrar flexibilidade no OMNI PDX considerando a variação do comportamento do consumidor ao longo dos dias da semana e dos horários de visitas, como é possível fazer nos canais digitais?

Como incorporar o histórico do relacionamento daquele particular cliente com a marca nos seus diversos canais, individualizando e customizando o atendimento e potencializando resultados?

Como tornar mais fluida, rápida, interativa, individualizada e gratificante a jornada do omniconsumidor no OMNI PDX?

Tudo isso determina a importância de desenvolvermos novos conceitos e soluções ao reconfigurar os espaços físicos que no passado foram lojas, centros comerciais ou shopping centers, integrando competências, visões, tecnologias, metodologias, pesquisas, estudos e arte, mesclados com muita capacidade criativa e inovadora para gerar o OMNI PDX.

Nesse campo, mais uma vez, a ameaça de perda de relevância dos espaços físicos pode e deve ser repensada para se transformar num potencial diferencial competitivo pela criação do OMNI PDX, tanto para o varejo mais tradicional, em especial os Ecossistemas de Negócios, quanto para os fornecedores e as marcas que precisam estar cada vez mais próximas do omniconsumidor em tempo real.

Mais um capítulo do admirável mundo novo, de novo, sendo reescrito.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Copa do Mundo em novembro faz varejo antecipar Black Friday

Próxima Postagem

“Nosso foco é oferecer soluções simplificadas”, diz executivo da Getnet

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Getnet

"Nosso foco é oferecer soluções simplificadas", diz executivo da Getnet

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.