A International Meal Company Alimentação S.A. pactuou um novo acordo, válido por dez anos, prevendo a expansão do KFC International Holdings no País, com a previsão de abrir 400 novas lojas nas regiões Sul e Sudeste. Essas duas regiões concentram, atualmente, 75% das lojas de fast-food no Brasil.
Segundo a IMC, a renovação da parceria com o KFC é um “movimento importante na execução da agenda de transformação adotada pela empresa e encerra o ciclo de negociações iniciado em abril deste ano, após a suspensão do processo arbitral entre a IMC e o KFC”.
Concentrando o novo contrato nas regiões Sul e Sudeste, a empresa diz que vai conseguir estimular maiores sinergias operacionais por conta da proximidade geográfica e contribuir para a simplificação do negócio como um todo.
“A renovação da nossa parceria reforça a confiança do KFC em nossa capacidade de execução das estratégias de desenvolvimento da marca e de operação da rede de restaurantes. Vamos manter os investimentos em franquias e unidades próprias, visando novos modelos de lojas, como unidades em ruas e também drive-thru, que tornam a operação mais rentável para franqueados e acionistas”, comemora Alexandre Santoro, CEO da IMC.
A extensão da parceria, diz a IMC, demonstra também a relevância estratégica da marca KFC no Brasil. “Entendemos como o KFC se tornou uma referência para o consumidor brasileiro, principalmente nos últimos anos. Ao mesmo tempo, estamos confiantes com o novo acordo e na experiência da IMC para atingir o potencial crescimento da marca neste novo período”, afirma Javier Benito, diretor de KFC na América Latina para a Yum! Brands.
Venda de operações
Em setembro, a IMC firmou uma oferta de venda para toda sua operação do Aeroporto Internacional de Tocumén, no Panamá, para a Inflight Holdings Cayman por US$ 40 milhões. A IMC Panamá tem 13 lojas em funcionamento no Terminal 1 de passageiros e concessão para operar outras 11 unidades no Terminal 2, que tem previsão de inauguração ainda no terceiro trimestre deste ano.
Para a IMC, esta negociação é um marco importante na estratégia de simplificação do negócio da companhia. Os recursos obtidos com a operação serão destinados ao balanceamento da estrutura de capital e redução da dívida da empresa.
Imagem: Shutterstock