Copa do Mundo em novembro faz varejo antecipar Black Friday

Dependendo do desempenho da seleção no Mundial, promoções podem ser estendidas, segundo dados da GfK

Copa do Mundo em novembro faz varejo antecipar Black Friday

Com a Copa do Mundo acontecendo simultaneamente a Black Friday, os consumidores vão aproveitar as promoções para comprar produtos relacionados ao Mundial. Os três itens mais citados na intenção de compra estão bebidas (34%), cerveja (21%) e TVs (19%), segundo levantamento da GfK.

Normalmente, em ano de Copa, as vendas de TV tendem a ter um crescimento adicional de 5 pontos percentuais por conta do evento. Em 2022, até agosto, o acumulado é de 2,8%. Outros produtos que não costumam ter tradição na Black Friday, como aparelhos de áudio e churrasqueira elétrica, figuram na lista dos mais procurados.

“A Copa surge como uma boa oportunidade de antecipação da Black Friday, mas por sua duração até próximo do Natal pode-se pensar em um calendário estendido e com diferentes categorias em foco. Temos que levar em conta até o desempenho dos brasileiros no Catar, que pode abrir margem para novas compras conforme eles seguem avançando na competição”, afirma Fernando Baialuna, diretor de Negócios e Varejo da GfK.

Por conta dos dois eventos, Baialuna destaca que o comércio tende a antecipar o período de ofertas, levando para o consumidor um tempo mais extenso para avaliar as ofertas. Segundo a pesquisa, 49% pretendem fazer suas compras entre 30 e 7 dias antes da Black Friday.

“Os varejistas já começam a apresentar suas promoções para a Black Friday e os consumidores estão de olho nos itens que os interessam. Nesse momento, a transparência e a clareza da oferta serão o diferencial. Com um tempo para pesquisas e comparações de preços maior, a marca deve deixar muito claro se aquele será o menor preço de toda a temporada, para não haver frustrações em seus clientes”, afirma.

Já a escolha do canal de vendas repete a tendência histórica, pois os consumidores apontam as lojas online como o grande preferido, sendo escolhido por 55% do público, enquanto 45% estão de olho nas promoções nas lojas físicas.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile