A SouthRock, operadora de marcas como Starbucks, Subway e Eataly no Brasil, entrou com pedido de recuperação judicial nesta terça, 31. O objetivo, segundo comunicado divulgado para a imprensa, é “proteger financeiramente algumas de suas operações no Brasil”. Além disso, a empresa cita “decisões estratégicas para ajustar seu modelo de negócio à atual realidade econômica”.
Ainda de acordo com a nota, os desafios econômicos no Brasil resultantes da pandemia de covid-19, a inflação e a permanência de taxas de juros elevadas agravaram os desafios para a empresa. Atualmente, a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, está em 12,75% ao ano. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central vai decidir nesta quarta, 1º, como ficará a taxa.
“Neste cenário, a SouthRock segue comprometida a defender a sua missão e seus valores, enquanto entra em uma nova fase de desafios, que exige a reestruturação de seus negócios para continuar protegendo as marcas das quais tem orgulho de representar no Brasil, os seus partners (colaboradores), consumidores e as operações de suas lojas.”
A empresa diz que os ajustes incluem a revisão do número de lojas operante e do calendário de aberturas, além de alinhamentos com fornecedores e stakeholders. Cita, ainda, a possibilidade de ajuste de sua força de trabalho.
“Estas decisões são tomadas para garantir que a empresa esteja preparada para navegar no atual ciclo econômico, à medida em que reforçam o compromisso da SouthRock com os negócios em curso, com sua responsabilidade social e corporativa e com todas as partes envolvidas em meio à volatilidade do mercado”, diz o comunicado.
Ainda segundo a SouthRock, enquanto os ajustes estiverem sendo feitos todas as marcas continuarão operando no Brasil.
Imagem: Shuterstock