Com a abertura de uma unidade em Campinas, no interior paulista, o Assaí Atacadista concluiu o seu plano de expansão deste ano, com 60 inaugurações de lojas em 2022, superando a previsão de 58 lojas previstas e as 28 unidades abertas em 2021.
A expansão acelerada teve como principal motor a compra de 70 pontos comerciais de hipermercados adquiridos em 2021, mas conta também com unidades construídas do zero em novos terrenos. Apenas no 2º semestre, foram 52 inaugurações, o que corresponde a uma abertura a cada 4 dias. Do total, 47 aberturas feitas no período foram conversões de pontos de hipermercados. Tratam-se de obras complexas, que demandam a completa adequação dos espaços para a operação do atacarejo: o piso passa a sustentar um nível de carga três vezes maior, os equipamentos são substituídos, a planta do salão de vendas e salas administrativas é refeita.
As demais 13 lojas do total de 60 pontos são orgânicas e foram idealizadas desde o início para operarem como atacarejo.
A companhia encerra 2022 com 263 lojas em operação e uma área de vendas superior a 1,3 milhão de m², um incremento de mais de 340 mil m² de área de vendas, cerca de 36% superior em relação a 2021.
As unidades inauguradas incorporam produtos e serviços de acordo com o perfil de cada região e a demanda local. Entre as novidades, parte das lojas já conta com serviços de empório de frios, padaria, adega de vinhos, além de vagas com recarregadores para carros elétricos.
Processo de expansão em 2023
Para 2023, o Assaí planeja continuar seu processo de expansão com a abertura de cerca de 20 lojas orgânicas, além de finalizar o projeto de conversões ainda no primeiro semestre de 2023
Com a continuidade das inaugurações, a companhia reitera seu guidance de R$ 100 bilhões de faturamento em 2024 e o atingimento de mais de 300 lojas em operação.
Imagem: Divulgação