Nos últimos anos, passamos por um grande processo de digitalização dentro das empresas, movimento que foi fortemente acelerado por conta da pandemia de covid-19. Esse momento histórico nos surpreendeu e mudou do dia para a noite os hábitos de trabalho e consumo dos brasileiros. A digitalização precoce evidenciou a importância da tecnologia em áreas como customer service e user experience, e nos mostrou como podemos alavancar negócios com o apoio da tecnologia. Mas será que podemos ir além?
A resposta é simples: claro que sim!
Um dos mercados que está sendo mais impactado positivamente por esse movimento é o varejo da moda, segmento que carrega o estigma de ser uma das indústrias mais poluentes do mundo, mas que vem se reinventando com o avanço das fashion techs, modelo de negócios focado em inovações tecnológicas e sustentáveis no ramo da moda.
O termo que une as palavras fashion (moda) e technology (tecnologia) se refere a startups ou a empresas especializadas em escalar soluções digitais e otimizar processos do setor da moda, utilizando Inteligência Artificial e muitos dados.
Fashion techs e ESG
De acordo com relatório da ONU, a indústria têxtil é responsável por 20% do total de desperdício de água, globalmente falando, além de gerar 8% dos gases do efeito estufa por meio da fabricação de roupas e calçados. Já imaginou se, com leitura de dados e análise de perfis de vendas, as empresas pudessem reduzir os desperdícios e focar somente em uma produção assertiva e mais sustentável? É aí que entra a importância das fashion techs no ESG do mercado da moda, que conseguem prever desde a taxa de aderência do público em coleções até a escolha de tecidos ecologicamente corretos.
Big Data
A coleta e a análise de dados da base de clientes de uma empresa, por meio de redes sociais e ferramentas de busca, podem ajudar a entender as dores e os interesses dos consumidores. Adicionalmente, com o suporte de uma fashion tech, podemos antecipar tendências e planejar estratégias que conversem com seu público-alvo.
Estes são apenas alguns exemplos do movimento que está acontecendo. Uma fashion tech é a combinação certeira entre moda e tecnologia com o objetivo de criar e inovar, olhando sempre para o futuro e colocando o consumidor e o meio ambiente no centro do negócio ao buscar uma constante evolução do segmento.
Caio Camargo é diretor comercial da Linx.
Imagem: Shutterstock