Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Highlights da Nordstrom, Benchmarks da estratégia que foca na experiência do consumidor

Redação de Redação
2 de maio de 2017
no Artigos
Tempo de leitura: 2 minutos

Ser uma empresa que valoriza o consumidor e que tem como essência o cliente em 1º lugar não é algo que se faz apenas no discurso e/ou na imagem. É importante investir em ações que buscam desenvolver experiências cativantes e que gerem resultados, mesmo que no longo prazo.

Por isso a estratégia de melhorar a experiência do consumidor da Nordstrom é impressionante.  Recentemente, a empresa divulgou parte do seu planejamento estratégico e compartilhamos nesse artigo alguns indicadores, benchmarks e estratégias, esperando que isso possa te servir como inspiração e comparação com seu negócio.

 

imagem post 02-05

A estratégia da empresa é focada em três pilares:

  1. CUSTOMER STRATEGY – O principal objetivo é melhorar a experiência do cliente;
  2. EXECUTION – Conectar o cliente com os negócios da empresa;
  3. VALUE CREATION – Equilibrar crescimento e lucratividade.

De forma pioneira no “Buy Online and Pick-up in Store” (BOPIS) em 2008, a Nordstrom hoje mostra o sucesso da iniciativa com 45% das vendas das lojas através desta modalidade.  A empresa entende que essas iniciativas contribuem para valor da marca gerando clientes fiéis. Os investimentos são surpreendentes e mostram claramente o forte posicionamento estratégico:

  • Investindo nos últimos 5 anos cerca de 5 a 6% do faturamento,
  • Aproximadamente U$ 3,4 Bilhões de Capex previstos para 2017;
  • 40% dos investimentos são focados em tecnologia, plataformas digital, mobile e processos de abastecimento;
  • Os investimentos focados na experiência dos clientes crescem 35% CAGR (Compound annual growth rate) nos últimos 5 anos.

Investir na experiência do cliente dá retorno!

  • O número de clientes cadastrados no programa de fidelidade cresceu de 6 milhões para 7,8 milhões só no último ano;
  • Os clientes fidelizados visitam as lojas 3 vezes mais;
  • Gastam de 3 a 4 vezes mais;
  • Representam até 40% das vendas;

Por conta disso a empresa hoje possui um faturamento de U$14 bilhões com 23% de participação das vendas online.

É preciso entender que “apostar” em estratégias focadas na experiência é também ter consistência nas ações e na promoção dessas ações. A Nordstrom não só desenvolve as iniciativas como educa e incentiva o uso dessas experiências com seus clientes. Além disso, a empresa mostra persistência na estratégia e com isso tem crescido 8% CAGR nos últimos 6 anos.

Focar na jornada do consumidor é algo que nós da GS&Consult acreditamos e reforçamos em nossas metodologias. Nos últimos anos as lojas sofreram com o aumento de custos operacionais por conta dessas políticas e isso foi um aprendizado que a Nordstrom aprendeu depois de muitos erros. Encontram uma fórmula interessante de investimento- “ter menos iniciativas e focar apenas nas relevantes”.

 

Postagem anterior

Gazin, Bemol e outras regionais batem em gigantes do varejo

Próxima Postagem

Pernambucanas anuncia aplicativo para venda online

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Próxima Postagem

Pernambucanas anuncia aplicativo para venda online

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.