O mês de dezembro é um dos mais importantes para o varejo e e-commerce brasileiro. O faturamento dos pequenos e médio negócios online cresceu em torno de 30% com as vendas de final de ano, totalizando R$ 231 milhões. A pesquisa foi feita pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce com mais de 100 mil lojas virtuais e conta com mais 1.000 parceiros.
Na comparação com o ano passado, o ticket médio também apresentou alta de 8%, antes era de R$ 222,70 e chegou a R$241,80. Na mesma linha, o número de pedidos também cresceu e passou de 800 mil para 957 mil, o equivalente a um aumento de 20%. Além disso, os setores de Moda, Saúde & Beleza e Acessórios lideraram as vendas no período, com faturamento de R$ 95 milhões, R$ 19 milhões e R$ 17 milhões, respectivamente.
“As festividades de fim de ano, como o Natal, são um dos períodos mais importantes para o varejo. Apesar do cenário econômico desafiador, os e-commerces aproveitaram para realizar campanhas específicas e alavancarem suas vendas”, destaca Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.
O estado de São Paulo liderou o ranking das empresas que mais faturaram no período, com R$ 117,5 milhões. Os outros estados que completam a lista são Minas Gerais (R$ 25 milhões), Rio de Janeiro (R$ 16 milhões) e Ceará (R$ 13 milhões). Já os estados de Goias e Santa Catarina tiveram crescimento percentual acima da média nacional, com 82% e 52% respectivamente.
Dentre os principais modos de pagamento, o Pix, que foi criado em 2020 pelo Banco Central, foi o que teve maior destaque, representando 33% dos pedidos pagos. O dado representou um crescimento de 160% em comparação ao mesmo período de 2021. O cartão de crédito segue como meio mais utilizado, com 49% dos pagamentos.
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