A BASF, através de leis federais de incentivo, e em parceria com o Banco de Incentivados da Prosas (BIP), anunciaram patrocínios a iniciativas sociais. Ao todo, a união das duas entidades irá fomentar 27 projetos culturais, esportivos, sociais e ambientais em 2023.
As iniciativas selecionadas serão implementadas nos municípios onde a companhia já possui unidades produtivas, como São Bernardo do Campo, Jacareí e Indaiatuba. Além delas, também serão escolhidas cidades estratégicas para os negócios, bem como São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Manaus e Salvador.
A BASF também patrocinará empreendedores culturais que solicitam apoio pela primeira vez e atuarão no Nordeste. Além disso, os projetos também contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com os seguintes focos:
- Empregabilidade: empregar de forma positiva as pessoas através de qualificação de mão-de-obra e gerando oportunidades. Para isso, oficinas, cursos, qualificações, orientação para o mercado podem impactar e proporcionar oportunidades.
- Educação científica: projetos que pretendam realizar ou apoiar a atividade da educação cientifica., ambiental, tecnológica, em engenharia e matemática (STEM).
- Educação ambiental: iniciativas que visam a realização ou apoio a atividades de educação ambiental, proteção de recursos naturais e à biodiversidade. Entre os tipos de projetos estão a realização de exposições e mostras elaboradas com materiais recicláveis, livros, filmes e outras manifestações culturais.
- Priorização transversal: promove a valorização da diversidade, priorizando mulheres, população negra, povos indígenas, pessoas com deficiência e comunidade LGBTQIAP+.
Segundo Ivânia Plameira, consultora de sustentabilidade e engajamento social da BASF, esses tipos de ações conectam a estratégia da empresa com as necessidades das comunidades. Com isso, a empresa se posiciona como geradora de valor também para a comunidade. “Promover impacto positivo faz parte da estratégia de engajamento social da empresa. Temos identificado oportunidades de conectar vários segmentos da sociedade, gerando valor financeiro, social e ambiental para todos”, explica.
Projeções e estatísticas
Mais do que os projetos com incentivo fiscal para o patrocínio, a BASF também fomenta com recursos próprios projetos com impacto social por meio de edital. Neste ano, foram selecionados 12 projetos de impacto social e ambiental para serem implementados em 2023 em países como Brasil, Argentina e Chile.
No ano de 2022, foram quase 600 mil pessoas beneficiadas pelas 197 ações de engajamento social da BASF na América do Sul. O impacto partiu tanto da rede de parceiros da empresa, como também do programa de voluntariado, que conta com aproximadamente mil voluntários.
Imagem: Divulgação