Vendedores brasileiros estão se afastando de estratégias de alto risco à medida que combatem a inflação, as dificuldades da cadeia de suprimentos, a incerteza regulatória e a divisão política. Ainda assim, os representantes de vendas estão sob pressão para atingir suas respectivas metas.
É o que aponta a quinta edição do State of Sales, relatório da Salesforce, especializada em soluções de gestão de relacionamento com clientes (CRM). A empresa analisou dados coletados com 7.000 profissionais de vendas em 38 países.
Segundo o estudo, profissionais brasileiros estão se adaptando a um ambiente de vendas mais complexo: 69% dos participantes da pesquisa disseram que vender no país é mais difícil atualmente, sendo necessária a realização de ajustes a um mundo mais competitivo e com recursos limitados.
Consolidação de tecnologias
As empresas atravessam um momento desafiador e menos de 3 em cada 10 vendedores esperam que sua equipe atinja as metas do ano. As companhias estão se adaptando com o objetivo de concluir negócios mais rapidamente e fortalecer seus resultados, mas os colaboradores se sentem atolados em funções administrativas e impedidos de realizar um trabalho mais próximo aos clientes e focado em vendas.
No entanto, há um lado bom – 75% dos profissionais estão confiantes na capacidade “retreinar” representantes para um novo cenário no setor. A consolidação de tecnologias que antes não eram utilizadas e a otimização do tempo para treinamentos podem ajudar as equipes a atingir metas difíceis em um mercado mais restrito.
“O período mais recente de crescimento está em pausa – trocado por orçamentos apertados e uma preferência por altas margens operacionais”, disse Adam Gilberd, vice-presidente executivo de vendas da Salesforce. “Como vendedores, estamos acostumados com essas condições e estamos nos adaptando rapidamente. Nossos clientes estão enfrentando os mesmos desafios, e nosso trabalho é ajudá-los a superar – para mostrar oportunidades de eficiência, economia de custos e maior produtividade.”
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