A Latam Cargo, unidade de transporte de cargas do grupo Latam, acaba de inaugurar o seu novo Terminal de Cargas (TECA) no aeroporto de Florianópolis (SC). A nova estrutura tem quase mil metros quadrados e é 40% maior do que a anterior. O aumento visa otimizar as operações de manuseio, preparação e armazenamento de cargas aéreas que a empresa transporta na capital catarinense, revertendo na redução de uma hora o tempo médio de liberação e recepção das cargas.
De acordo com Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo no Brasil, “a transformação das nossas operações e o novo terminal na região nos possibilita assegurar mais segurança, comodidade e acessibilidade aos nossos clientes. Crescer nossa operação dentro do aeroporto melhora nossos prazos de atendimento, assegura maior qualidade no manuseio e incrementa nossa produtividade, gerando mais negócios e melhor serviço aos nossos clientes”.
Os transportes da Latam Cargo no mercado doméstico brasileiro são realizados nos porões das aeronaves de passageiros da Latam. A malha aérea da empresa conta com voos diretos de Florianópolis para Brasília (6 voos semanais), São Paulo/Congonhas (41 voos semanais), São Paulo/Guarulhos (34 voos semanais) e Rio de Janeiro/Santos Dumont (10 voos semanais).
Nos voos internacionais, vale lembrar, a Latam Cargo dobrou a capacidade da sua rota cargueira Miami-Florianópolis no segundo semestre de 2022. A operação, inaugurada em agosto de 2020, funciona com dois voos semanais realizados por aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F. Os voos são operados nas segundas-feiras, com saída de Miami às 3h20 (hora local) e pouso em Florianópolis às 15h10 (hora local), e nas quintas-feiras, com decolagem de Miami às 8h (hora local) e pouso no destino às 19h50 (hora local). Os dois voos semanais podem transportar até 110 toneladas de carga.
Crescimento em 2022
Em 2022, a Latam Cargo movimentou mais de 2,6 mil toneladas de carga a partir de Florianópolis com outros destinos do Brasil (67% de participação) e do exterior (33% de participação). Comparado com 2021, houve um crescimento de quase 16% no volume de cargas com destino e origem na capital catarinense.
No mercado doméstico, as cargas mais transportadas no ano pela Latam Cargo em Florianópolis foram pescados, moluscos, vinhos e tecnologia, que representaram quase metade do volume de carga exportada. Do volume total de cargas transportadas, 40% partiu da capital catarinense para: São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (aeroporto Santos Dumont), Brasília e Manaus.
Ainda no mercado doméstico, 27% do volume de cargas saiu de São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos) e Rio de Janeiro (aeroporto Santos Dumont) com destino para Florianópolis. Além da capital, a Latam Cargo também atende outros municípios da região com entregas e coletas de cargas, como: Biguaçu, Garopaba e Criciúma.
As cargas internacionais importadas pela empresa para Florianópolis representaram 33% do total transportado e vieram principalmente de Miami, Santiago e Bogotá. Os principais produtos importados foram medicamentos, vacinas e eletrônicos, que representaram um terço do volume importado.
Imagem: Divulgação