O carnaval é uma das datas mais importantes para o país, movimentando grandes taxas de receita para diversos setores da economia. O turismo, setor que sofreu durante a pandemia de covid-19 no início de 2020, projeta aumento da receita durante 2023, com valores mais próximos à primeira tendência de crescimento iniciada em 2018, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC).
Segundo pesquisa do IBEVAR-FIA Business School, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo são as cidades mais procuradas como destino para o carnaval. Apresentando variação durante os dias festivos, os preços de voos e hospedagens com saída de São Paulo lideram o ranking das passagens mais caras, com alta de 24,6%, em média. Em seguida, aparecem João Pessoa (21,5%), Belo Horizonte (19,7%) e Fortaleza (17,3%).
Os valores de hospedagem também sofrem variação durante o carnaval. Mesmo sendo um dos destinos mais cobiçados, São Paulo é a cidade que apresenta os menores valores de acomodação. Por outro lado, Rio de Janeiro, Recife e Salvador apresentam alta de 121%.
Uma das passagens mais procuradas nessa época do ano são aquelas com saída de Belo Horizonte para São Paulo, apresentando procura de 58,8% e preços elevados.
Cervejarias
Durante o Carnaval, nomes como Itaipava e Brahma tentam se cravar na mente e, claro, no corpo dos foliões. Na Itaipava, o jeito de chamar a atenção do público foi criando parcerias para latas e acessórios. Garoto propaganda da cerveja, o cantor Thiaguinho teve o rosto estampado nas embalagens comemorativas do carnaval.
Outro foco das ativações de carnaval da Itaipava está no mundo da moda. Em parceria com a Chilli Beans, a cervejaria lançou uma edição especial de óculos de sol, com direito até a armação que se transforma em abridor de garrafas.
Já a concorrente Brahma, da Ambev, fez uma parceria com a marca de acessórios Collo, com coleção de bonés, brincos, colares e bolsas.
Imagem: Shutterstock