O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, defendeu, em reunião Interministerial da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) hoje no Palácio do Itamaraty, que mais produtos sejam exportados pelo Brasil à China e também cooperação técnica entre os países, informou o ministério em nota. “A relação comercial com a China é extremamente importante para o Brasil, em especial para o agro brasileiro, em que temos em discussão temas importantes para que possamos intensificar e diversificar as nossas exportações”, disse Fávaro, na nota.
Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, o ministro afirmou que a reunião interministerial foi preparatória para a reunião anual sino-brasileira que neste ano será realizada na China. “Todos ministros que têm pautas afins com a China levaram as pautas dos ministérios. Agora, os técnicos irão se reunir no dia 27 para finalizar essas pautas e serão encaminhadas as tratativas para o Itamaraty para a reunião que será realizada em agosto na China”, detalhou o ministro.
Crédito para agropecuária
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), disse que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) garantiu que retomará as linhas de crédito agropecuário com mais recursos nos próximos dias.
“Questionamos o BNDES sobre os motivos da suspensão de 11 linhas de crédito agropecuário. Houve resposta do presidente (do BNDES, Aloizio) Mercadante dizendo que os recursos foram contratados de forma muito rápida e com a promessa de que as linhas serão retomadas com mais recursos nos próximos dias”, afirmou Lupion em coletiva de imprensa nesta terça-feira (14).
Com informações de Estadão Conteúdo: (Isadora Duarte)
Imagem: Shutterstock