Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A visão do varejo numa perspectiva mais europeia

Momentum nº 1.005

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
5 de março de 2023
no Artigos
Tempo de leitura: 3 minutos
A visão do varejo numa perspectiva mais europeia

Um roteiro pessoal recente envolvendo Itália, Espanha, Portugal e Alemanha, incluiu a participação na Euroshop, a maior exposição de instalações, equipamentos, serviços e tecnologia para o varejo, e terminou com reunião do grupo Ebeltoft, em Colonne, com consultorias de varejo presentes em 21 países, mostrando uma realidade muito própria do momento que é vivido pelo varejo europeu.

Toda generalização é perigosa, mas a amostra desses mercados e o panorama proporcionado por um evento que reuniu mais de 1830 expositores de 55 países, com participação de mais de 81 mil visitantes, além de poder discutir cenários com parceiros de negócios do Grupo Ebeltoft, permite uma visão mais precisa do que se passa no varejo e sua perspectiva, em especial na Europa.

Ainda impactado pela inflação elevada, fora dos padrões habituais e históricos, o varejo europeu sofre com a relevante mudança de hábitos que representa a corrosão da renda real pela inflação combinada com a expansão do e-commerce, mudanças de hábitos e mais aquelas derivadas das alterações da geografia de consumo precipitadas pelo home office.

Sempre é bom lembrar que na Europa e nos Estados Unidos não existem os mecanismos automáticos de correção de salários por conta da inflação e até que isso aconteça existe um processo importante de perda quase que generalizada de poder aquisitivo com impacto direto nos produtos, marcas, canais e locais de compra, envolvendo especialmente valor das compras e preferência por marcas e canais, ainda que seja claro o processo de recuperação generalizada.

De forma mais geral os temas predominantes envolvem a crescente incorporação de tecnologia, os impactos de tudo que diga respeito ao digital e os desafios gerados por um consumidor ainda mais racional e cauteloso, por conta da pressão gerada pela inflação e pelo maior acesso e atualidade das informações sobre preços, produtos, marcas e canais de vendas.

O resultado dessa combinação de fatores é um ainda maior aumento de participação de tudo que envolve o varejo orientado para valor e uma reconfiguração geral de participação de formatos, canais, marcas e mercado.

Conceitos como Primark, Uniqlo, Lidl, Netto, Aldi e outros têm ganhado participação de mercado e obrigado Zara, H&M e supermercados tradicionais, inclusive alguns precursores do varejo de valor, a buscarem reposicionamento em busca de novos oceanos azuis.

O recente fechamento de todas as 13 lojas outlets, além da plataforma local de e-commerce da Nordstrom no Canadá, mostra que essa desafiadora combinação de fatores não gera desafios no varejo só na Europa ou nos Estados Unidos.

E estamos falando de uma das mais icônicas marcas de varejo no mundo, reconhecida pela excelência de seus serviços e uma das poucas empresas com bom desempenho no formato de lojas de departamentos orientadas para moda. E também de food service, já que opera mais de 400 desses negócios integrados com suas lojas.

Outro exemplo dos tempos difíceis que se vive na Europa, no caso na Alemanha, foi o pedido de proteção judicial nesta semana feito Peek & Cloppenburg, maior varejista de moda na Alemanha, que opera 67 lojas e mais o e-commerce e que reforça o cenário mais desafiador à frente.

De tudo que foi visto e discutido durante esse período, em especial nas visitas à Euroshop, fica claro que não será por falta de tecnologia, inteligência artificial, ferramentas digitais e mais arquitetura, design, equipamentos, novos recursos e materiais que não se conseguirá criar o novo, o inusitado, o envolvente e surpreendente OmniPDX, a loja da pós-Covid.

Foi de fato surpreendente, mais uma vez, perceber o quanto se tem evoluído na oferta de recursos para desenvolver alternativas no varejo que combinem experiência, informação, design, arte, interação, mídia, conexão e relacionamento para atrair e reter o Omniconsumidor pós-Covid, ainda mais racional, informado, volátil, consciente, demandante e discriminante. E com crescentes preocupações ligadas à sustentabilidade, saudabilidade e origem de produtos.

A profusão de alternativas possíveis é cada vez maior, assim como as informações disponíveis para quem queira usar todo esse arsenal para criar o inusitado que o surpreenda e, se possível for, o retenha pelos produtos em si, pela percepção de valores agregados e o alinhamento com práticas mais sustentáveis.

Mas não se deve subestimar os desafios que se sucedem e na velocidade que ocorrem, dada à volatilidade dos comportamentos desse irrequieto, volúvel, volátil e mais consciente Omniconsumidor pós-Covid.

Desafios que ocorrem, ao mesmo tempo, em escala e dimensões distintas tanto na Europa, na Ásia, nos Estados Unidos e na América Latina, quanto no Brasil.

É o admirável e consciente mundo novo. De novo. E cada vez mais.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Consumidor vai comprar ovos artesanais para economizar na Páscoa

Próxima Postagem

Proposta apresentada a credores da Oi pode reduzir dívida pela metade

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
Proposta apresentada a credores da Oi pode reduzir dívida pela metade

Proposta apresentada a credores da Oi pode reduzir dívida pela metade

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.