Depois de diminuir a presença de plásticos nos restaurantes e embalagens, o McDonald’s ampliou essa iniciativa para o delivery e deixou de enviar descartáveis plásticos pelo serviço. A operadora da rede no Brasil, a Arcos Dorados, passa agora a fazer parte do projeto Amigos da Natureza, criado pelo iFood para promover a redução de resíduos gerados a partir das entregas.
A rede já possui mais de 640 unidades participantes do projeto, somando-se a outros restaurantes que realizam entregas pelo iFood e também não enviam itens plásticos. De acordo com a plataforma, os mais de 120 mil estabelecimentos participantes já contribuíram para reduzir o uso de 730 toneladas de plástico, totalizando cerca de 330 milhões de pedidos sem envio de itens plásticos.
Iniciativas ESG
Ao se juntar ao programa Amigos da Natureza, a Arcos Dorados soma mais uma ação à sua estratégia de atuação socioambiental, chamada Receita do Futuro. As iniciativas incluem o uso de embalagens à base de fibra certificada, abastecimento dos restaurantes com energia de fontes renováveis, a controle e certificado da origem dos seus ingredientes segundo critérios socioambientais.
De olho em seu público vegetariano, o McDonald’s lançou seu primeiro hambúrguer à base de plantas nos restaurantes do Reino Unido e da Irlanda. Batizado de McPlant, o hambúrguer levou mais de três anos para ser desenvolvido em parceria com a Beyond Meat. Antes do lançamento, ele foi testado em mais de 250 restaurantes em 2022.
Imagem: Shutterstock