Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Troque três funcionários por um

Redação de Redação
19 de maio de 2017
no Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas, Supermercados
Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda como colaboradores alinhados com o negócio podem ser mais produtivos e fazer a diferença para os resultados da empresa

A provocação do título é de Kip Tindell, cofundador da The Container Store. Para ele, uma pessoa excelente produz o mesmo que três pessoas boas. A ideia foi defendida pelo executivo durante a 106ª edição do NRF Retail´s Big Show, ocorrida em janeiro deste ano em Nova York (EUA). A partir dessa apresentação, Fernando Lucena, sócio-diretor da GS&Friedman, que participou do evento, explica como identificar esses profissionais já no processo seletivo. Ele defende, por exemplo, que a busca considere mais aspectos comportamentais do que técnicos. O especialista fala ainda sobre outros pontos importantes do atendimento ao consumidor. Confira.

O senhor cita Kip Tindell dizendo que uma pessoa excelente produz tanto quanto três boas. Fale sobre o colaborador excelente.

Já se começa a perceber as características de uma pessoa excelente durante o processo de recrutamento e seleção. É preciso ter a preocupação de identificar mais as características comportamentais do que as técnicas, que podem ser ensinadas. Hoje, por meio de ferramentas, é possível saber quem gosta de gente, o que é um indicador de sociabilidade marcante. No processo, dá para perceber quem tem afinidade com o produto, a empresa e seus propósitos.

O senhor poderia dar um exemplo?

Quem vai trabalhar na Apple não precisa entender de tecnologia, precisa gostar de tecnologia. Há pessoas que atuam no varejo e ficam incomodadas em se relacionar com clientes. Isso não é defeito, apenas uma característica. Por isso, a busca pela excelência começa no processo de recrutamento e seleção. Não é fácil encontrar gente assim. A empresa tem de recrutar tentando errar menos e buscar o melhor possível.

Fala-se muito da humanização no atendimento. Mas, num mundo cada vez mais tecnológico, como isso é possível?

Esse discurso é recorrente. Varejo é gente atendendo gente e isso não muda. Mas a tecnologia é fundamental. Ela não é fim, é meio. A tecnologia otimiza processos e barateia custos, por exemplo, o self checkout. A ideia é reduzir o número de pessoas, não eliminar. E as poucas que permanecem devem fazer a diferença.

Os gestores já estão entendendo isso?

Depende. Nas organizações mais clássicas é comum o gestor vir da equipe de base, mas permanecer no cargo só porque tem dezenas de anos de empresa. Nesse caso, o choque já está acontecendo, pois tem gente com seis meses de casa dando resultados melhores que funcionários com seis anos. É importante sair da posição de chefe e se tornar líder para engajar a equipe. Antes havia dois caminhos: pressão e motivação, o que só funcionava porque a equipe era menos crítica. Hoje, troca-se de emprego como de roupa. O funcionário crítico só fica se fizer sentido para ele.

Pequenas mudanças no dia a dia já fazem a diferença nesses casos?

Sim. Não basta ser mero repositor quando alguém pergunta onde está um produto. Levar o consumidor até o item faz toda a diferença. Claro que é importantíssimo evitar ruptura, mas o cliente também é importante na hora que faz uma pergunta. Também brinco com varejistas dizendo que os caixas expressos são um prêmio para quem compra pouco, pois o cliente que enche dois carrinhos fica numa fila enorme e lenta. Mas, detalhe: é ele quem vai gastar mais dinheiro dentro da loja.

Fonte: Supermercado Moderno

Postagem anterior

LinkedIn revela os 25 empregadores mais desejados por brasileiros

Próxima Postagem

E-commerce é a nova Miami

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização
Supermercados

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Próxima Postagem

E-commerce é a nova Miami

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.