Enquanto o mundo se aproxima da metade do caminho para o cumprimento da meta global da agenda 2030 da ONU, CEOs do mundo inteiro enfrentam dez ou mais desafios simultâneos causados por cenários globais, como a pandemia do coronavírus e os conflitos geopolíticos. Segundo um estudo feito pelo Pacto Global da ONU e Accenture, 87% deles acreditam que esse cenário impactará na entrega dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Por outro lado, os mesmos executivos que temem não cumprir as metas dos ODSs acreditam que o principal caminho para vencer esse momento é investir em sustentabilidade. O estudo aponta ainda que 98% dos líderes entrevistados concordam que o assunto sustentabilidade é primordial em seus cargos, um sentimento que cresceu 15% em comparação aos últimos 10 anos do estudo.
Na análise introdutória da pesquisa, os números são interpretados como uma “mensagem dolorosamente clara” de que devemos acelerar nosso trabalho em sustentabilidade para construir um futuro resiliente.
Para o líder global em projetos de sustentabilidade da Accenture, Peter Lacy, esse momento crítico pode ser também uma oportunidade e há, sim, uma possibilidade de virada agora, quando ainda há metade do caminho até o marco de 2030.
“Não atingir os ODSs é uma preocupação real, mas, ao mesmo tempo, uma enorme oportunidade para as companhias se reinventarem e colocarem a sustentabilidade como uma força-chave para as mudanças na próxima década”, avalia.
Lacy destaca que esses momentos que exigem resiliência normalmente geram brechas de crescimento para quem souber aproveitar. “Novas ondas de investimentos em tecnologia e descobertas inovadoras podem trazer os ODS para dentro do alcance novamente. Mas isso só acontecerá se os líderes recorrerem à sustentabilidade para criar novos mercados, produtos e serviços que possam corrigir a atual trajetória e guiar o crescimento em tempos de mudanças”, alerta.
Agenda das empresas
A pesquisa com os CEOs mostra que esse esforço já faz parte da agenda de dois terços dos executivos, que afirmam que suas empresas estão engajadas em parcerias estratégicas de longo prazo. Alguns exemplos do que eles já têm feito: criação de produtos e serviços sustentáveis (63%), melhoria na coleta de dados de sustentabilidade (55%) e investimento em energias renováveis (49%).
Além disso, quase metade (49%) está mudando para um modelo de negócios circular e 40% está aumentando os investimentos em inovação sustentável. A pesquisa traz também uma análise sobre o lugar da sustentabilidade nos negócios, reforçando que o tema não pode ser uma meta secundária, mas deve estar no centro da estratégia.
“Os desafios globais continuarão e provavelmente aumentarão em número e complexidade nos próximos anos. As empresas, portanto, precisam de uma base sólida para sobreviver e crescer nestes tempos incertos e enfrentar a tempestade. Ao optar por investir em sustentabilidade, as empresas terão mais resiliência e agilidade para responder aos próximos desafios desconhecidos. Essa estratégia é crítica para uma empresa prosperar em um ambiente competitivo”, afirma o estudo.
O 12º Estudo de CEOs do Pacto Global da ONU com a Accenture entrevistou mais de 2.600 CEOs de 128 países, 18 indústrias e realizou mais de 130 entrevistas em profundidade – a maior amostra de executivos, incluindo o maior grupo do sul do globo, desde que a pesquisa começou, em 2007.
Com informações de Varejo com Causa
Imagem: Shutterstock