A rede de perfumaria Soneda escolheu a Avenida Paulista, na região central de São Paulo, para inaugurar sua primeira flagship. A loja-conceito, batizada de “A Casa da Beleza”, fica ao lado do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), tem 18 mil SKUs e mais de 300 marcas em um espaço total de 1.800 m².
Abrir uma loja na avenida mais conhecida da capital paulista era um sonho antigo de Minoru Kamachi, diretor da Soneda Perfumaria. Em 2021, a rede abriu uma unidade na Rua Augusta, na mesma região.
A loja da Paulista tem ilhas de produtos de grandes marcas e áreas de experimentações onde o público pode ver os lançamentos das empresas em primeira mão, além de experimentá-los, receber curadorias e fazer suas compras.
Conta, ainda, com um salão de beleza para atendimento de clientes em uma parceria com a Bioma Salon, modelo de licenciamento que leva aos salões brasileiros o método sustentável de hair care e clean beauty proposto pelo Grupo Laces and Hair. A flagship da Paulista é a primeira loja da Soneda com área presenteável. Nela, os clientes podem adquirir embalagens especiais.
Hub de aceleração
A loja da Soneda na Paulista abriga o Hub de Aceleração Clean Beauty, um projeto criado em parceria com o Grupo Laces com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O hub conta com cerca de 20 empresas, entre elas três grandes marcas (Risqué Bio, WeDo e Aveda) e outras pequenas e médias que desenvolvem produtos livres de parabenos, sulfatos, silicones e outros ingredientes que podem causar danos ao organismo.
A iniciativa, segundo Daniel Kamachi, diretor comercial da Soneda, visa revelar novas marcas e produtos para o mercado, especialmente PMEs. Uma das exigências às empresas participantes é que 80% dos itens usados na elaboração de seus produtos sejam de materiais naturais.
A abertura da loja também marca a ativação da campanha e o lançamento oficial da parceria com a Reciclo Beleza, empresa que atua na revalorização das embalagens pós-consumo de produtos de beleza, perfumaria e cosméticos por meio da logística reversa e da reciclagem.
A logística reversa une a busca por sustentabilidade, a governança na adequação à legislação e a redução dos custos relacionados à operação de transporte. “O retorno das embalagens de cosméticos tem um processo mais demorado de higienização para o seu reaproveitamento. Como parte da cadeia, também precisamos fazer a nossa parte”, enfatiza a gerente de Marketing da Soneda Perfumaria, Rafaela Kamachi.
Parceria com a Daiso
A Daiso ocupa cerca de 200 metros quadrados do subsolo da nova loja da Soneda. O objetivo da Soneda e a Daiso é que o modelo store in store chegue a 20 lojas até o final do primeiro semestre, em junho. As unidades ainda não estão definidas, mas deverão contemplar também operações no interior do Estado.
Nos últimos 18 meses, a parceria entre as duas companhias, que começou em Guarulhos, na região metropolitana, chegou às unidades da Vila Nova Cachoeirinha, Vergueiro, Ana Rosa, Pinheiros, Brás, Mooca e Moema, na capital paulista, Mauá, Santo André e Diadema, na região metropolitana, Santos e Guarujá, no litoral sul, além de Rio Claro e Atibaia, no interior do Estado. Nas demais unidades, a Soneda disponibiliza um corner com produtos de higiene e beleza, como acessórios de cutelaria, descartáveis, lenços umedecidos e produtos de skincare da Daiso.
“É uma parceria extremamente positiva para as duas companhias. Um modelo que deu certo pela sinergia das empresas e a diversidade e a qualidade dos produtos comercializados, com foco nos mesmos públicos”, diz Minoru Kamachi.
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