Em 2017, três tendências para a área de Logística estão sendo bastante comentadas e, serão essenciais para mais um ano turbulento na área financeira, porém preparatório para um 2018 melhor!
Logística reversa
Logística reversa é a área que trata do retorno de produtos, embalagens ou outros materiais desde o consumidor até o local de origem. Um exemplo simples de logística reversa são as garrafas retornáveis, por exemplo. O maior desenvolvimento da logística reversa está relacionado à questões ambientais e à necessidade de reutilização e reciclagem de materiais.
Além das questões legais relacionadas ao meio ambiente, as indústrias tornam-se cada vez mais conscientes. O impacto ambiental também é levado em consideração no conceito de logística reversa, que vem crescendo por meio das compras on-line. Por não visualizar fisicamente o produto comprado, muitas vezes o consumidor não se sente satisfeito com o que recebe em sua casa e opta por acionar sistemas de troca e/ou devoluções de mercadoria. Para esse cliente é importante que o processo de devolução aconteça sem maiores dores de cabeça e com agilidade.
Canais de distribuição
A distribuição refere-se à movimentação física de um produto e o canal é o intermediário para a distribuição, que nem sempre está relacionado apenas ao consumidor final. Suprir comércios e indústrias com produtos ou matérias primas, também é uma responsabilidade da área de logística.
Investimento em tecnologia
A tecnologia é algo que está sempre presente e que faz muita diferença para a área de logística. Além de facilitar o cumprimentos das obrigações legais, como emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico, a tecnologia também auxilia nas melhorias de processos e o alcance de bons indicadores logísticos e resultados para sua empresa.
Na Logística de Transporte a tecnologia está cada vez mais em alta e vem sendo responsável por facilitar e melhorar processos. A integração de soluções em uma única plataforma pode trazer mais facilidades e desenvolvimento para a área.
Fernando Alex é Executivo de Contas da Benner. Foto: Freepik