Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As grandes oportunidades que o setor de alimentos e bebidas traz para o e-commerce

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
24 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
As grandes oportunidades que o setor de alimentos e bebidas traz para o e-commerce

É inegável que o e-commerce brasileiro continua crescendo, mesmo após uma desacelerada no ano passado. De acordo com pesquisa realizada pela NielsenIQEbit, o faturamento chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, alta de 1,6% em relação ao ano anterior.  Apesar do crescimento bem abaixo da inflação (que foi de 5,79% ), depois de anos de altas de duplo dígito durante a pandemia, o valor representa um recorde para o setor.

O estudo da Nielsen|Ebit mostra outro dado muito interessante sobre o mercado brasileiro: a cesta de alimentos e bebidas saiu da sexta posição no ranking para o terceiro lugar em número de pedidos. O segmento foi o que mais contribuiu para a alta geral de pedidos no e-commerce. De acordo com a pesquisa, o grupo teve a maior variação, com crescimento de 82,8% em 2022, na comparação com o ano anterior. O crescimento acelerado da categoria só reforça sua importância para o varejo digital e nos vislumbra um cenário de grande potencial de crescimento.

A pesquisa traz outro dado positivo para o setor: a maior parte dos consumidores digitais brasileiros tem mais de 35 anos, segundo o levantamento. A representatividade dessa faixa cresceu ao longo do ano de 2022 e soma mais de 68% do público total. Esse perfil compra, principalmente, alimentos e bebidas, itens de casa e decoração, construção e ferramentas, eletrodomésticos e gastos com saúde.

Por onde quer que olhemos, os números são animadores. No último trimestre, o setor de foodservice, alimentação fora do lar, movimentou R$ 56,5 bilhões no Brasil, segundo o estudo Crest, realizado em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB) e Mosaiclab.

Os valores representam um aumento de 10%, em relação ao mesmo período de 2021, e de 1%, em relação a 2019. Em 2022, 16% dos pedidos foram feitos por delivery, enquanto esse número era de 9% até 2019. Os pedidos feitos exclusivamente via aplicativos cresceram mais de 1.000%, em relação a 2016, e já são o dobro do pré-pandemia, mostrando que o delivery e os canais digitais consolidam seu espaço, facilitando a vida dos consumidores.

Outra característica desse setor é a omnicanalidade – este foi historicamente um dos primeiros mercados a investir em canais alternativos de venda fora do ambiente físico. O consumidor que tem uma experiência positiva no restaurante tende a pedir no delivery da marca e vice-versa.

Nos últimos anos, além do tradicional telefone, os pedidos podem ser feitos por mensagens instantâneas, sites do restaurante e em aplicativos de entregas. Investir cada vez mais em tecnologias e canais é fundamental para que o setor de alimentos e bebidas tenha espaço para ganhar escala e aumentar as vendas – sem esquecer de um possível aporte em logística, para possibilitar que seus produtos cheguem a outras regiões do País.

É importante que o setor tenha ciência de que ainda há lugar para atrair novos consumidores e que o comércio eletrônico tem uma grande capacidade para novas dinâmicas de consumo. Claro que há novos desafios, mas vemos uma habilidade de adaptação e reinvenção do segmento.

Giuliana Cestaro, diretora de Produtos e-commerce da Fiserv Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Shutterstock

Postagem anterior

Farmacêutica Daiichi Sankyo investe R$ 400 milhões em expansão de fábrica em Barueri

Próxima Postagem

A diversidade como alavancadora de performance na experiência do cliente

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
A diversidade como alavancadora de performance na experiência do cliente

A diversidade como alavancadora de performance na experiência do cliente

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.