A Ford anunciou nesta terça-feira, 13, investimento de US$ 660 milhões para fabricar a nova geração do modelo Ranger na Argentina. Os recursos serão destinados à “completa transformação” da planta da empresa na cidade de Pacheco, para aumentar a capacidade de produção dos carros e de baterias para equipar o novo modelo.
O anúncio contou com a participação do ministro da Economia argentino, Sérgio Massa, que nas últimas semanas tem lançado iniciativas para auxiliar a recuperação econômica do país.
Segundo comunicado do governo argentino, o projeto da Ford irá exportar pelo menos 70% da sua produção para a América do Sul. A nota também explica que o plano foi desenvolvido sob a Lei de Promoção de Investimentos na Indústria de Autopeças Automotivas, que busca promover o aumento da integração das autopeças locais e uma maior inserção internacional do setor para aumentar as exportações argentinas.
Saída do Brasil
A empresa encerrou sua produção no Brasil há pouco mais de três anos , como parte de uma reestruturação global. Em entrevista em abril, o vice-presidente da Ford na América do Sul, Rogelio Golfarb, disse que a Ford está passando por um processo global de reestruturação, com foco em SUVs, veículos comerciais e picapes.
“No Brasil, concluímos que a saída era um novo modelo de negócios. Optamos por investir num centro de pesquisa e desenvolvimento. São mais de 1.500 especialistas focados na criação de soluções para produtos globais. Cerca de 80% do tempo deles é dedicado a projetos que vão para os Estados Unidos, a Europa e a China”, disse.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shuttersock