A cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos. A informação é do Instituto Organis, centro de estudos sobre sustentabilidade e alimentação saudável, que apresentou a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023.
O estudo aponta que 46% da população consome alimentos orgânicos. O hábito reflete a crescente conscientização dos brasileiros, que aumentaram seu consumo em 16% entre 2021 e 2023.
A região Nordeste apresentou o aumento mais significativo do país, de 32% em 2021 para 45% em 2023. Em segundo lugar, aparece o Centro Oeste com 42% na pesquisa atual, contra 39% na anterior. Seguido pelo Sudeste, que registrou aumento de 26% para 30%. Com 16%, a região Norte teve aumento de 1% entre as pesquisas de 2021 para 2023. O Sul manteve 39% nas duas edições.
“Os consumidores estão buscando alimentos livres de agrotóxicos e priorizando uma alimentação equilibrada e nutritiva”, revela Cobi Cruz, diretor executivo da Organis.
Consumidor consciente
Além da saudabilidade, a população mais jovem apresenta crescente conscientização sobre o meio ambiente, buscando produtos sem conservantes e aditivos químicos, sem crueldade animal e produzidos por empresas atentas a todas as questões de ESG.
A embalagem também se tornou um fator relevante na decisão de compra para os consumidores mais engajados, que procuram adquirir alimentos de empresas comprometidas com a reciclagem e gestão de resíduos.
Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são a banana, a batata e a alface. O principal local de compra é o supermercado, mas 83% dos compradores preferem ver esses produtos em gôndolas ou seções específicas. O reconhecimento dos produtos pelo selo de certificação orgânico também se mostrou importante para 13% dos consumidores.
Imagem: Shutterstock