Pix é o meio de pagamento que mais contribui para aumento da receita das empresas

Em inúmeras pesquisas realizadas o Pix já aparece como o preferido dos brasileiros como forma de pagamento

Não é novidade que o Pix se tornou o meio de pagamento preferido dos brasileiros. De acordo com dados recentemente divulgados pelo Banco Central, no ano passado, a modalidade superou até mesmo os cartões de crédito e débito e também os boletos, e atingiu 29% do total de transações ao longo do ano. Além de prático, rápido e seguro, o meio de pagamento instantâneo traz inúmeras vantagens para as empresas e segue em crescimento no mercado, como comprova uma análise adicional do Banco Central, indicando que aproximadamente mais da metade dos Pix realizados em 2022, foram recebidos por empreendimentos.

O calendário sazonal, além de historicamente já contribuir para o aumento das vendas das empresas, tem sido outro grande alavanque para a utilização do Pix no Brasil. De acordo com Patrícia Esteves, CCO da fintech Zoop, o comércio chega a perceber um crescimento de 30% nestes períodos. “Como forma de incentivo vemos diversas empresas que oferecem descontos em seus produtos e/ou serviços ao pagar com o Pix. Essa pode ser uma ótima estratégia para direcionar o uso desse meio de pagamento e obter mais lucratividade”, conta Patrícia.

Ainda de acordo com a especialista da Zoop, a estratégia de impulsionar o uso do meio de pagamento pode trazer algumas vantagens para os negócios e também para os clientes:

Receber a cada venda – Na modalidade, o meio de pagamento instantâneo garante rentabilidade e personalização de planos e taxas para cada cliente.

Mais vendas – O modelo também atrai um novo público consumidor, como aqueles compradores que não possuem cartão de crédito, ou que não querem comprometer o limite, além daqueles que buscam por agilidade no momento da transação.

Melhor experiência de compra – Já que neste meio, o pagamento é mais simples e intuitivo para o consumidor, que tem a transação aprovada em segundos, independente se é online ou presencial.

Agilidade no recebimento e conciliação para as empresas – Pois o Pix permite ter um fluxo financeiro similar às operações de débito, onde a liquidação é rápida e o dinheiro está disponível para o empreendedor em até um dia útil.

Velocidade de integração – Esta solução também pode ser adicionada de forma fácil ao checkout online ou às maquininhas de cartão sem custos.

Mais segurança para o consumidor – Uma vez que o cliente não precisa informar dados financeiros pessoais para completar a operação.

Outra vantagem mencionada pela CCO da Zoop é a redução dos custos com taxas de transação em comparação com outros métodos de pagamento, bem como o alcance de um maior número de clientes. “Em números, temos mais de 60% dos brasileiros sem cartão ou com um baixo limite de crédito, e esse pode ser o percentual de pessoas que as empresas não atingem quando não diversificam seu portfólio de meios de pagamento”, finaliza Patrícia.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist