As festas juninas movimentam cidades de todo o País, e marcas dos mais diversos segmentos aproveitam para participar das comemorações, por meio de patrocínios, realizando festas próprias ou lançando produtos alusivos à data.
A engarrafadora Solar Coca-Cola, com origem no Nordeste e que recentemente expandiu para o Norte do país, irá patrocinar os 27 festivais regionais e de São João, a fim de incentivar a diversidade cultural das regiões onde está inserida.
Por meio das marcas em seu portfólio, a Solar estará presente em 15 cidades durante esse período de comemoração. Com o São João sendo um fator propulsor da economia no Nordeste, a fabricante irá apoiar as celebrações em 13 cidades dos Estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Maranhão e Ceará, além do famoso São João de Caruaru (PE) e dos festejos em Campina Grande (PB), todos assinados pela marca Kuat. Já Salvador e outros municípios da Bahia receberam patrocínio da Coca-Cola.
“É com essa proximidade e respeito às particularidades regionais, que conseguimos nos conectar com nossos consumidores e fazer destas grandes manifestações culturais, ocasiões para que o público crie ainda mais identificação com nossas marcas”, afirma Natasha Castro, gerente de Conexão e Experiências da Solar Coca-Cola.
Em seu Estado de origem, o Ceará, a capital Fortaleza, Sobral e São João de Maracanaú também receberão patrocínios para as comemorações. No Maranhão, além da tradicional festa em São Luís, o famoso São João da Thay também estará incluso entre as celebrações com patrocínio da companhia, sendo o patrocínio no Maranhão assinado pela marca Guaraná Jesus.
Santa Helena patrocina eventos
A Santa Helena Alimentos está patrocinando dois dos maiores eventos de celebração junina do país: o São João de Caruaru, em Caruaru (PE), e também o Cidade Junina, em Belo Horizonte (MG). Durante os eventos, a marca realizará a distribuição de produtos, além de disponibilizá-los para o público experimentar. Também serão oferecidas brincadeiras em espaços convidativos, onde os convidados poderão tirar fotos e interagir com o cenário, com o objetivo de celebrar as manifestações culturais originadas do Nordeste.
Durante o Cidade Junina, que ocorre de 24 de junho a 23 de julho no Mirante Beagá, em Belo Horizonte, a marca terá um espaço interativo e uma plataforma equipada com estúdio de gravação de vídeos em 360 graus, totalmente decorado com a identidade visual da marca. Além disso, a marca realizará atividades com jogos, além de sorteios de brindes e produtos.
No São João de Caruaru, a Santa Helena está presente no Camarote Exclusive, onde irá oferecer atividades de interação, como fotos e distribuição de produtos. A marca também marca presença nos polos juninos da Estação Ferroviária, que dá acesso ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Lá, os participantes têm a oportunidade de participar de experiências interativas, como fotos impressas, brincadeiras e jogos característicos do São João.
A marca também estará presente como uma das apoiadoras na Festa Junina do Clube Pinheiros, em São Paulo, que ocorrerá nos dias 29 e 30 de junho, e 1 e 2 de julho.
Pitú lança cachaça junina
Expandindo seu portfólio em comemoração ao período junino, a marca de cachaças Pitú lança novos sabores para seus produtos. Com esses novos produtos, a marca pretende agradar tanto aqueles que gostam de uma bebida mais forte quanto aqueles que preferem algo com teor alcoólico mais baixo.
O destaque do lançamento é a cachaça sabor mel e limão, que já está disponível nos pontos de venda. É possível fazer a degustação gratuita do produto nos polos juninos, que contarão com a presença de um promotor da cachaçaria, como ocorre em Alto do Moura, em Caruaru.
Além da cachaça sabor mel e limão, outros produtos foram adicionados ao portfólio da marca, como a nova linha Pitú Remix Ice (Limão, Abacaxi com Coco e Cola) e a Pitú Amarelinha. Também estão presentes a cachaça tradicional Silver, as envelhecidas Premium – Pitú Gold e Extra Premium – Vitoriosa, a bebida mista de cachaça com limão – Pitú Limão e a vodka Bolvana, além das novas latas temáticas.
“O São João é uma das datas mais importantes para nós e nossa missão é contribuir com a alegria típica da festa”, explica Alexandre Ferrer, diretor comercial da Pitú.
Mega Polo Moda
O centro comercial atacadista de moda Mega Polo Moda, localizado no Brás (SP) e que abriga cerca de 150 varejistas, registrou um crescimento de 15% nas vendas durante o mês de junho em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A região Nordeste tem se destacado nas vendas durante este período, especialmente devido à chegada das festas juninas. De acordo com o Ministério do Turismo, a estimativas é de que essas festividades movimentem cerca de R$ 6 bilhões, impulsionando a busca por peças de vestuário do segmento em jeans. Calças e jaquetas com detalhes exclusivos, como aplicações brilhantes e texturas em tecidos diversos, estão em alta demanda.
“Junho sempre foi um mês de entressafra de coleção para o atacado, mas temos visto lojistas apostando em novas estratégias para aproveitar melhor esse período de vendas”, destaca Viviane Balbino, parte da equipe de Marketing do Mega Polo Moda.
O empresa prevê que as vendas continuarão aquecidas nas próximas semanas, uma vez que as festas regionais deste ano se estendem até pelo menos o primeiro final de semana de julho.
Iguatemi apresenta evento temático
Em Porto Alegre, o Iguatemi celebra o período junino de forma temática, oferecendo um novo ambiente externo com a inclusão de food trucks, música, comidas típicas e brincadeiras temáticas. A comemoração, batizada de Arraiá do Pátio, acontece no estacionamento do Outback e segue até 9 de julho, de segunda a sexta, das 18h às 22h, e nos fins de semana a partir das 16h.
Para garantir uma diversão segura e sem preocupações, o ambiente é todo coberto e também contará com diversas atrações gratuitas, como jogo da argola, pescaria, jogo do burro e touro mecânico. Além disso, no dia 24 haverá um show da DJ Tais Scherer, que comandará uma festa no estilo Balonê.
O cardápio, que contará com comidas típicas da época, como pipoca, pinhão, caldinhos, palha italiana de paçoca, arroz de leite, quentão e outros, será assinado pela Griffe Patisserie. Outras marcas também estarão presentes, oferecendo quitutes e bebidas, como as cervejarias Galeza, Al Capone e Veterana, a lanchonete Recheadinhos e a Dona Maria Biscoiteria. Além disso, em parceria com a marca Maria Xica, o Iguatemi realizará a venda de acessórios e pinturas faciais para entreter os convidados.
Imagens: Divulgação