Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Petrobras lança cartilha sobre diversidade sexual para valorizar individualidade

Uma das ações implementadas pela companhia é a inclusão do nome social do empregado ou empregada transgênero no seu cadastro

Redação de Redação
28 de junho de 2023
no Economia, ESG, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Petrobras lança cartilha sobre diversidade sexual para valorizar individualidade

Além de iluminar seu prédio sede com as cores do arco-íris, a Petrobras lançou nesta quarta-feira, 28, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, uma inédita cartilha sobre diversidade sexual, com o objetivo de promover a conscientização do público interno e da sociedade em geral, e dar luz às conquistas legais relacionadas ao tema, disse o presidente da estatal, Jean Paul Prates, em redes sociais.

“Estamos aqui para dizer que vocês podem e devem ostentar seu orgulho sem medo, carregando-o no peito com muita felicidade, porque aqui é um espaço que a diversidade é sim acolhida e celebrada”, disse Prates em uma rede social. “Nós vemos e celebramos vocês”, afirmou.

Uma das ações implementadas pela companhia é a inclusão do nome social do empregado ou empregada transgênero no seu cadastro, além da possibilidade de atualização de nome e sexo, caso já tenha efetuado as mudanças no registro civil.

A cartilha, que está disponível no site da companhia, apresenta dados sobre o tema como, por exemplo, a quantidade de pessoas que se declaram LGBTQIA+ no País: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 2,9 milhões, podendo haver subnotificação, ressalta a cartilha.

A publicação mostra também os números sobre a violência por intolerância, que contabiliza uma morte a cada 29 horas, segundo dados do Relatório do Observatório de Mortes e Violências contra LGBTQIAP+. Outro destaque são os principais conceitos relacionados ao assunto, como as definições de orientação sexual e de identidade de gênero, entre outras.

Também são informadas leis e regulamentações que protegem os direitos das pessoas LGBTQIA+, destacando avanços legais, como a criminalização da homofobia, a garantia do casamento igualitário e outras medidas de combate à discriminação. É citada ainda a jurisprudência selecionada sobre o tema com as decisões judiciais relevantes relacionadas aos direitos dessas pessoas.

“A Petrobras está celebrando a diversidade em suas múltiplas pluralidades. No mês em que o mundo celebra o orgulho LGBTQIA+, também nos mobilizamos para celebrar isso. A Petrobras é um espaço em que nós valorizamos a liberdade para que qualquer pessoa possa ter sua individualidade reconhecida, respeitada e abraçada com todo afeto possível”, disse Prates.

A evolução das siglas, que começou com as letras GLS, também está no conteúdo da cartilha, com as devidas explicações das mudanças. O material demonstra esse e muitos outros progressos relacionados à presença e à aceitação da diversidade sexual na sociedade, mas também mostra o longo caminho que é preciso percorrer para tornar a inclusão mais abrangente e efetiva.

No âmbito corporativo, a Petrobras reafirma a importância de a inclusão significar não somente a participação de todas as pessoas, independentemente de gênero ou orientação sexual, mas a criação de um ambiente seguro e respeitoso. Além disso, reconhece que a inclusão não é apenas uma boa prática empresarial, mas uma norma jurídica que precisa ser seguida.

Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Transações por Pix têm alta de 105% em 2022, mostra Febraban

Próxima Postagem

Volvo assina acordo para dar aos seus carros elétricos acesso à rede de carregamento da Tesla

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF
Economia

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Atacadão app
Varejo

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025
Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice
Foodservice

Culinária regional e gastronomia de rua são tendências no foodservice

23 de maio de 2025
OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA
Tecnologia

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita
Varejo

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil
Economia

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Volvo espera margem de lucro menor para 2026, devido a tarifas a VEs da China por EUA e UE

Volvo assina acordo para dar aos seus carros elétricos acesso à rede de carregamento da Tesla

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

Governo volta atrás e revoga parcialmente aumentos de alíquotas do IOF

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Atacadão app

Atacadão alcança 5 mi no app e 2 mi no WhatsApp com foco em ofertas personalizadas

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.