Os consumidores estão cada vez mais engajados e preferindo compras mais sustentáveis que priorizem o meio ambiente em vez de preocupações florestais, como mostrado em um levantamento da ONG Forest Stewardship Council (FSC), realizado pela Ipsos, na qual foram entrevistadas 26.800 pessoas em 33 países.
De acordo com os dados da pesquisa, cerca de 71% dos entrevistados afirmam preferir produtos não prejudiciais às plantas e animais, enquanto um total de 63% optam por comprar produtos com embalagens renováveis. Cerca de 59% dizem preferir produtos que não contribuam para a crise climática.
Apesar da instabilidade econômica global, questões de saúde e conflitos, as preocupações relacionadas ao meio ambiente permanecem presentes. O estudo revela que a perda de biodiversidade, as mudanças climáticas e o desmatamento estão entre as dez principais preocupações das pessoas em relação às florestas.
No Brasil, a questão do desmatamento é o aspecto mais considerado pelo consumidor, seguida pelas mudanças climáticas e a perda de espécies vegetais e animais. Isso indica que os impactos do aquecimento global são cada vez mais perceptíveis para as pessoas, como evidenciado por eventos como inundações na Indonésia e incêndios florestais na Espanha e nos EUA.
Confiança do consumidor
Quando se trata de proteger as florestas, os consumidores atuais demonstram uma maior confiança em sistemas de certificação independentes e confiáveis, bem como em ONGs ambientais. A maioria dos entrevistados mostra confiança alta ou moderada nos selos de certificação como garantia de proteção das florestas.
Por outro lado, menos da metade (49%) dos entrevistados revela pouca ou nenhuma confiança em agências governamentais para preservar as florestas.
Com informações de Varejo com Causa.
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