A Associação Brasileira de Franchising (ABF) saiu em defesa da reforma tributária nesta quarta-feira, 12, alegando que o projeto encabeçado pela ala econômica do governo federal trará a “simplificação de um modelo comumente conhecido como ‘manicômio tributário'”.
“Como grande gerador do primeiro emprego, qualificando e requalificando milhões de brasileiros em todo o País, o franchising batalha sempre por um melhor ambiente de negócios, que estimule o empreendedorismo e a livre iniciativa”, afirmou a organização em nota enviada à imprensa.
O projeto da reforma tributária, cujo texto-base foi aprovado na Câmara na sexta-feira, 7, propõe a unificação de cinco tributos – ICMS, ISS, IPI, PIS, Cofins – para a criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA). Ele, por sua vez, será dividido em dois: um federal, batizado de Contribuição Sobre Bens e Serviços (CBS), e outro de Estados e municípios, o Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS).
A proposta foi aprovada na Câmara em segundo turno, com 375 votos a favor e 113 contra. O texto segue para votação no Senado e será regulamentado por Leis Complementares, já que se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
Franquias de alimentação crescem
Com o fim da pandemia e a retomada dos trabalhos presenciais no último ano, o dia a dia dos estabelecimentos que atuam no segmento de alimentação voltou à normalidade. Além disso, fatores como a implantação de transformações digitais e a aceitação do delivery contribuíram de forma direta para que o mercado de Foodservice registrasse bons resultados no período.
Por outro lado, o impacto nos custos e a dificuldade de reter colaboradores ainda seguem como os principais desafios do setor, segundo a ‘Pesquisa de Food Service 2023’, uma parceria da ABF (Associação Brasileira de Franchising) com a Galunion, consultoria especializada em alimentação.
A nova edição mostra que em 2022 o segmento de franquias de alimentação faturou R$ 51,918 bilhões, 18% a mais do que em 2021, confirmando uma trajetória de recuperação. O número de unidades cresceu 9% também, chegando a mais de 40 mil, em linha com a retomada da expansão das franquias no geral registrada no ano passado. O número de redes teve uma variação positiva de 5%, com 857 marcas. No 1º trimestre de 2023, o segmento cresceu 20%. Estes e outros resultados foram apresentados no ‘Seminário Setorial de Food Service’, evento integrante da ABF Franchising Week 2023.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock