O artigo de hoje está abastecido com informações sobre alguns dos usos do metaverso. Eu já venho escrevendo sobre metaverso faz um tempinho, mas, como sempre comentei, ele está em constante evolução e, por isso, a todo momento temos novidades e novos avanços para compartilhar, haja visto que agora tenho um companheiro de IA nos meus artigos, o Rob.
Muitas pessoas e empresas ainda se questionam sobre como usar o metaverso, que diferença significativa ele pode trazer aos processos e se vale todo esse barulho que orbita ao seu redor.
Resgatando o conceito de metaverso, ele é um ambiente virtual imersivo que possibilita que as pessoas interajam e usufruam de tecnologias como a Realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (AR), permitindo que vivam e sintam experiências únicas.
Uma pesquisa recente realizada pela GlobalData informa que esse mercado do metaverso deve chegar a US$ 996 bilhões em 2030, com uma taxa de crescimento anual composta de 39,8%.
O que vemos na prática é que o metaverso já está sendo usado por empresas dos mais variados segmentos como um grande diferencial, buscando aproximar os consumidores de experiências imersivas e, com isso, alavancar o crescimento dos negócios e a satisfação dos clientes.
Quero começar falando sobre a sua utilização em treinamentos e educação, que tem brilhado os olhos dos colaboradores e alunos quando se sentem imersos em um ambiente recheado de cenários ricos em detalhes e encantos, roteiros engajadores e com muitas possibilidades para criar situações reais para que os usuários possam praticar a teoria dentro do ambiente virtual.
E quais os ganhos reais? Principalmente aumento de adesão e melhora do processo de aprendizagem por meio da interação e da colaboração.
E, falando nas empresas, o metaverso tem feito a diferença quando falamos na revolução dos processos de marketing e vendas digitais da forma como conhecemos para um novo formato disruptivo e verdadeiramente engajador e encantador.
Engajador e encantador, sim, pois ele consegue ilustrar os processos, utilizando-se de ferramentas para apresentações virtuais dos produtos, conexões online e integração com os sites de e-commerce das marcas, para que as pessoas conheçam, se encantem e já possam comprar. Com isso, os conceitos que queremos mostrar emergem com mais facilidade, tornando a jornada mais atrativa e eficiente.
O que podemos afirmar é que ele veio para somar, com os seus cenários encantadores, o seu storytelling engajador e todas as ferramentas e tecnologias que podemos acoplar!
O metaverso será usado como um hub onde vamos conectar muitos processos e tecnologias! Ainda estamos nos primeiros estágios da nossa jornada com o metaverso e o que vemos pela janela é um ambiente virtual humanizado, projetado detalhadamente para fazer parte do dia a dia das pessoas e trazer ganhos para todos os envolvidos.
Esse universo cheio de ação e de emoção está favorecendo a conexão entre as empresas e as pessoas, e dessa conexão muitas outras vertentes vão surgir, nos mostrando sempre que a nossa ponte de desenvolvimento está em constante expansão e, por ela, seguimos a nossa caminhada em busca de mais conhecimento, de realização e de felicidade.
Nota: A IA da Benkyou está esperando por vocês! Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link. Tenho certeza de que ele irá engajar vocês nessa rampa de conhecimento e de comunicação. Todos os artigos de Patricia tem contribuição da IA e metaverso da Benkyou.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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