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Home Destaque do dia

Fintechs debatem mudanças no parcelado sem juros e fim do rotativo do cartão de crédito

Em painel sobre “bancarização” do varejo, convidados analisam proposta polêmica do BC

Redação de Redação
21 de setembro de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Fintechs debatem mudanças no parcelado sem juros e fim do rotativo do cartão de crédito

Como as fintechs de três grandes varejistas brasileiras encaram o debate sobre o fim do parcelado sem juros e do rotativo do cartão crédito? A pergunta foi lançada pela editora-chefe da Mercado&Consumo, Aiana Freitas, durante o painel “O banco mais próximo do cliente: inclusão e fidelização no varejo com serviços financeiros”, no segundo dia do Latam Retail Show, maior evento B2B de varejo e consumo da região, que termina nesta quinta-feira, 21, em São Paulo. A M&C é media partner e faz uma cobertura especial do evento.

Em agosto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que encaminharia proposta para acabar com o rotativo do cartão de crédito e frear o parcelado sem juros de longo prazo. O objetivo é baixar os juros que, no cartão, atingem até 440% ao ano, e o endividamento, uma vez que 8 em cada 10 brasileiros têm dívidas a pagar.

Considerado uma “instituição” no País, como bem lembrou Aiana, o parcelado sem juros é uma das  principais formas de consumo. O brasileiro prefere parcelar em várias vezes e comprar mais. Os dados da pesquisa da Opinion Box, apresentados no painel, corroboram essa perspectiva: 64% dos brasileiros afirmaram que “parcelar no cartão de crédito me ajuda a poder comprar mais coisas”, sendo a principal forma de pagamento para 59% da população, atrás apenas do Pix (64%), que já tem a opção de parcelamento oferecida por algumas instituições bancárias.

Francisco Santos, CEO da Fintech Midway Riachuelo, disse que 70% da carteira é de clientes que parcelam sem juros e 30%, com juros. Reconhece os juros elevados sobre o rotativo e afirmou compreender todos os lados da cadeia. “Todo mundo tem um pouco de razão, mas o momento não é muito favorável”, ponderou.

O varejo está se recuperando da queda nas vendas no último semestre e se recompondo junto aos consumidores, fazendo ajustes para fechar contas nada atraentes à sua base, como redução no percentual de desconto em pagamentos via Pix ou fim do frete grátis no e-commerce.

Para o CIO da Pefisa Pernambucanas, Fabiano Rustice, o fim do parcelado sem juros pode prejudicar a dinâmica do varejo caso a discussão seja política ao invés de técnica. Ele lembrou que, no passado, a decisão de fazer o parcelamento compulsório do cartão de crédito não funcionou. “Só confundiu o cliente”, disse.

Carlos Mauad, CEO da Fintech Magalu, acredita que, no final, irá prevalecer o bom-senso. Na sua opinião, todas as atividades envolvidas nessa cadeia de pagamentos estão participando do debate e têm voz. Ele acredita que o varejo, de um modo geral, continuará a se adaptar às circunstâncias e a oferecer propostas e benefícios para seus clientes. Segundo ele, é preciso, apenas, “menos entropia na discussão”.

Bancarização

As classes C, D e E compõem a base da pirâmide social no Brasil, porém, a própria condição econômica barrou por décadas o acesso a bens de consumo, sobretudo, pela impossibilidade de abrir uma conta corrente e acessar um cartão de crédito, conforme as regras do setor.

As grandes lojas do varejo usavam o carnê para vender para esse público, uma espécie de promissória quitada mês a mês no caixa na loja. O atraso no pagamento bloqueava novas compras.

A inserção da tecnologia no atendimento direto ao cliente substituiu o carnê pelo cartão de crédito. Na disputa pela fidelização, o cartão personalizado da loja garantiu descontos e benefícios. Mas a dificuldade de adquirir crédito para consumir ou abrir uma conta corrente foi o corredor de acesso para a criação das fintechs nas grandes redes de varejo. Em menos de 10 minutos, é possível fazer um empréstimo pessoal, abrir uma conta digital, comprar seguros e acessar investimentos e consórcios. Hoje, são as grandes responsáveis pelos dividendos das empresas.

Nas Pernambucanas, o cartão de crédito disponibilizado pela Pefisa é o primeiro passo de fidelização do cliente. O consumidor obtém benefícios, como promoções e cash back, dentro da loja. “Com essa jornada de fidelização, empacotamos todas as experiências digitais”, contou Rustice. O banco digital fez parcerias, saiu da loja e, agora, está presente desde os caixas automáticos do Autopass, nas estações de metrô em São Paulo, a lojas de grife como Carmen Steffens.

Uma das grandes apostas foi o fornecimento do cartão do Palmeiras. A iniciativa, movida pela paixão do torcedor pelo seu time, não encontrou grandes resistências e tem gerado bons resultados com a oferta de descontos, experiências com jogadores e compra de produtos oficiais do time oferecidos pelo clube. Rustice anunciou para os próximos meses de uma parceria da fintech com uma grande varejista de material de construção.

Com o lema “do fio à última parcela”, a Midway Riachuelo se firma como a porta de acesso para muitos clientes fora do eixo Rio-São Paulo, onde as realidades são muito distintas da conhecida no Sudeste.

O cartão de crédito da loja personalizado para o cliente libera imediatamente o crédito para fazer compras. De acordo com Santos, são 30 milhões distribuídos até o momento. “Com o cartão, um de cada três clientes compra na Riachuelo novamente e até 3 vezes mais do que aquele sem o cartão”, declarou. Além disso, a Midway já responde por 20% a 40% dos resultados de todo Grupo.

Partindo da premissa “dar acesso a muitos o que é privilégio de poucos”, a Fintech Magalu quer digitalizar o varejo no Brasil por meio dos vendedores na sua plataforma de marketplace. Prover o vendedor de informações, acesso a recursos, facilidade nas formas de pagamento e recebimento trouxe um novo olhar para as operações da empresa.

Além de operar empréstimos pessoais, vender consórcios e seguros, o cartão Magalu pode ser usado em qualquer varejo.

Os painelistas concordam que a operação direta com o consumidor é de alto risco, devido à inadimplência e ao alto volume de capital, por outro lado, veem como uma forma de oferecer mais crédito facilitado, movimentar o setor e fidelizar consumidores.

Imagem: Mercado&Consumo

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