Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Mudanças no mercado de shoppings no Brasil trazem nova relevância às administradoras independentes

André Ryfer, sócio-diretor da administradora independente Soul Malls, conversou com a Mercado&Consumo sobre o tema

Redação de Redação
5 de outubro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Shopping centers, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Mudanças no mercado de shoppings no Brasil trazem nova relevância às administradoras independentes

Ilha Plaza Shopping, no Rio de Janeiro

As recentes consolidações do setor de shoppings e as demandas de eficiência e de adaptação ao novo normal do período pós-covid resultaram num cenário desafiador na gestão destes empreendimentos. A profissionalização cada vez maior do setor é um caminho sem volta.

Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o País possui hoje 628 shoppings espalhados por todas as suas regiões, dos quais cerca de um terço pertencem a grandes companhias especializadas. Os outros dois terços são shoppings independentes. Nestes últimos casos, os desafios de mercado podem ser ainda maiores.

Neste cenário, as administradoras independentes ganham relevância, mostrando-se eficazes para empreendimentos fora das grandes corporações.

O executivo André Ryfer, sócio-diretor da administradora independente Soul Malls, conversou com a Mercado&Consumo sobre o tema. Ryfer atua no ramo há 27 anos, prestando serviços para companhias de diversos portes, de grupos familiares a grandes fundos imobiliários.

Mudanças no mercado de shoppings no Brasil trazem nova relevância às administradoras independentes
André Ryfer, sócio-diretor da Soul Malls

M&C: Quais foram as principais transformações ocorridas no seguimento de shoppings no Brasil ao longo dos últimos anos?

André Ryfer: A primeira é a revolução digital, que tem trazido novas ferramentas de comunicação e acesso a produtos e serviços e impactado os hábitos de consumo dos clientes, suas formas de se relacionar entre si e com empresas e marcas. Em segundo lugar, está o aumento do número de shoppings, ao mesmo tempo em que enfrentamos um cenário econômico adverso entre 2015 e 2018 e, na sequência, a covid-19, o que criou um ambiente ainda mais competitivo. Por último, destaco a evolução dos padrões de gestão e governança corporativa exigidos pelo mercado, que impôs aos shoppings uma nova postura de administração.

M&C: Quais são os fatores que influenciam no sucesso dos shoppings?

André Ryfer: Sempre dissemos que o principal fator de sucesso de um shopping é sua localização. Isso ainda é verdade, mas apenas a localização não é suficiente para garantir o sucesso. Três fatores são fundamentais: criar uma proposta de valor única para o shopping, que o destaque da concorrência; aplicar metodologia de gestão profissional com foco em eficiência e qualidade; e criar relações de confiança com lojistas e fornecedores em prol da estratégia e valorização do empreendimento.

M&C: Neste cenário, quais shoppings têm vantagens?

André Ryfer: Quando se fala em gestão, têm vantagem aqueles com administração profissional e atualizada com as novas demandas. O desafio é montar uma estrutura que concentre todas as áreas de atuação especializada para esse tipo de gestão: operações, jurídico, backoffice, marketing, planejamento, TI, entre outras, e que se consiga acompanhar e aplicar a modernização das melhores práticas de gestão. Esta é a dinâmica que buscamos aplicar nos shoppings administrados pela Soul Malls.

M&C: Qual o papel das administradoras independentes neste cenário?

André Ryfer: Quando fundamos a Soul Malls, eu e meus três sócios vimos a oportunidade de criar uma administradora com estrutura de gestão com profissionais de primeira linha – muitos deles oriundos das maiores empresas do Brasil – que pudesse atender a shoppings independentes. Focamos numa proposta de valor que oferece uma atuação individualizada para cada ativo com uma estrutura completa de áreas e com aplicação intensiva de processos e metodologia especializadas de gestão. Este é o papel de uma administradora independente: levar a qualquer shopping a possibilidade de ter acesso às melhores práticas de gestão e relevância mercadológica.

Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
Imagens: Divulgação

Postagem anterior

Abertura de novos estabelecimentos na alimentação fora do lar movimenta economia

Próxima Postagem

Sadia mira na ampliação do faturamento com carne da Marfrig em linha de produtos natalinos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco
ESG

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal
Foodservice

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar
Economia

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária
Economia

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.
Indústria

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
Natal

Sadia mira na ampliação do faturamento com carne da Marfrig em linha de produtos natalinos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.