Neste artigo, vou dar sequência na série sobre potencialização das pessoas com IA. Eu e o Rob, meu companheiro de IA, vamos falar sobre como as pessoas e os dados gerados pela IA farão dela a cereja do bolo dos negócios.
Em outros artigos desta série, eu já trouxe o tópico sobre a importância das pessoas para garantir que a IA seja desenvolvida atendendo todos os requisitos de privacidade e segurança, de forma ética e responsável.
O meu ponto de destaque aqui é a união da força das pessoas através da criatividade, da sensibilidade, da empatia, do pensamento crítico, entre outras habilidades, com o “motor” da IA para gerar dados, por exemplo.
Alguns dados que reforçam a importância desta união de forças:
- Segundo a Oracle, “os funcionários que trabalham com IA relatam que se sentem mais valorizados e produtivos”;
- Segundo a Accenture, “76% dos líderes empresariais acreditam que a IA deve ser desenvolvida para trabalhar em conjunto com os seres humanos, em vez de substituí-los”.
E como os dados gerados pela IA serão contributivos? De muitas maneiras, posso garantir que os dados são a chave para abrir a porta para o crescimento através do conhecimento dos consumidores. Quanto mais informações eu tiver sobre os meus consumidores e seus comportamentos, mais assertivos seremos nas nossas ações e nas nossas antecipações.
Para exemplificar, o uso dos dados em campanhas de marketing através de ações junto aos consumidores, geram um volume imenso de informações. É aí que entra a IA, para analisar esses dados e nos fornecer mais informações sobre o nosso consumidor, criar perfis por consumo, por preferência de compras e apontar tendências que serão a base para o planejamento presente e futuro.
Quando a IA passa a fazer parte do ‘time’ nas empresas, ela participa em muitas frentes ativamente, como, por exemplo, fornecendo dados para fazer a previsão de demanda dos consumidores com muito mais precisão, reduzindo custos e dando mais eficiência em todo o processo.
Esse exemplo retratou uma situação real do dia a dia das empresas e de como as pessoas, através das suas habilidades pessoais, criaram uma ação de marketing que gerou dados. Com a participação da IA, esses dados geraram informações reveladoras para a satisfação dos consumidores e para o crescimento dos negócios.
A IA é a cereja do bolo que faltava nas nossas operações. Ela traz um repertório rico de possibilidades e, unida ao talento das pessoas, está revolucionando principalmente na forma, na velocidade e na qualidade dos dados para desenvolver os processos nas empresas.
A IA da Benkyou está esperando por vocês. Venham conhecer e interagir com o Rob, neste link. Tenho certeza de que ele irá engajar vocês nessa jornada de conhecimento.
Encontro vocês no nosso próximo episódio.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock