Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O quanto você está liderando uma cultura de desenvolvimento contínuo?

Errar e cometer falhas faz parte desse processo. Mas como equilibrar essa balança de forma a garantir o alcance de resultados efetivos para o negócio?

Roberta Andrade de Roberta Andrade
19 de outubro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
O quanto você está liderando uma cultura de desenvolvimento contínuo?

Todo ser humano é passível de erros e falhas. A forma como se lida com elas vai definir o quanto o indivíduo é capaz de aprender, inovar, ser criativo, solucionar problemas, gerir pessoas e, consequentemente, resultados. Afinal, resultados, produtividade e qualidade são fruto do trabalho direto ou indireto de pessoas. Ou seja, a forma como lida com situações mais desafiadoras, quando competências e habilidades são colocadas à prova.

Saber a melhor forma de lidar com erros e falhas não é aceitá-los como parte da cultura da empresa, mas é entender que eles fazem parte de processos ágeis e que o importante é saber identificá-los e tomar novos rumos, sempre que necessário.

O que precisa fazer parte da cultura da empresa é o processo de identificação dessas falhas e o empoderamento do time de colaboradores para que saibam tomar as melhores decisões nesse processo. Quanto mais conhecimento as pessoas têm, aliando com a prática e transformando-os em habilidades bem desenvolvidas, esse processo de torna algo natural e produtivo.

Um dos principais impeditivos dessa jornada de evolução e crescimento, que é extremamente benéfica para o negócio, é a gestão centralizadora, que vê a necessidade de concentrar nela todas as decisões, como uma forma de manter uma posição ou sensação de controle. A liderança ideal é aquela que forma, inspira e apoia os outros no processo de decisão. Ao concentrar todas as decisões nas mãos do gestor, toda a experiência, vivência, diversidade e pluralidade de conhecimentos do time estão sendo desperdiçadas e mal aproveitadas. É investimento da empresa que está sendo mal administrado.

O verdadeiro líder é aquele que sabe identificar os potenciais das pessoas, compor um bom time, definindo papéis e responsabilidades que estejam alinhadas com as necessidades da empresa e do mercado, mas que também dá espaço para erros e falhas de forma segura, permitindo autodesenvolvimento, crescimento, melhorias e inovação.

O segredo para conseguir trilhar esse caminho é ter gente verdadeiramente comprometida, dedicada, que queira fazer sempre mais e melhor, profissionalmente madura, consciente de seus papéis e responsabilidades e que amam o que fazem. E lideranças que saibam gerar ambientes emocionalmente seguros e férteis para o crescimento, trocas, que estimulem o desenvolvimento contínuo e que deem o apoio necessário para que o time aprenda a como tomar as melhores decisões e caminhar com as próprias pernas.

Desta forma, o líder forma outros líderes, torna-se pronto para assumir responsabilidades mais estratégicas e cria organizações mais fortalecidas.

Roberta Andrade é gerente de Soluções da One Friedman.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Governo anuncia corte na tarifa do Porto de Santos para ‘embarcações verdes’ e cruzeiros

Próxima Postagem

Participação do Estado na Sabesp ficará entre 15% e 30% com privatização de Tarcísio

Roberta Andrade

Roberta Andrade

Roberta Andrade desenvolve pessoas há mais de 10 anos, gerando aumento de produtividade, performance, processos e resultados por meio de múltiplos canais em empresas dos mais diversos segmentos na indústria, distribuição, atacado, varejo e serviços

Relacionados Posts

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Próxima Postagem
sabesp

Participação do Estado na Sabesp ficará entre 15% e 30% com privatização de Tarcísio

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

China anuncia reforço à construção de zonas de livre comércio

9 de maio de 2025
Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

Canoas Shopping é adquirido pelo Grupo AD e passa a integrar seu portfólio

9 de maio de 2025
Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

Carrefour Property promove ações especiais para o Dia das Mães

9 de maio de 2025
Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

Loja Fressnapf em Hanôver é exemplo mundial de varejo pet

9 de maio de 2025
Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

Rede de conveniência entra no Roblox mirando geração Z

9 de maio de 2025
Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

Eni Group tem na Plenitude a loja do futuro de energia renovável

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.