Os Correios lançaram, nesta semana, uma campanha especial para a Black Friday, uma das principais datas para o comércio eletrônico, que neste ano será no dia 24 de novembro. A estatal vai oferecer até 30% de desconto para envios de encomendas nacionais e internacionais.
“Retomamos os investimentos na modernização do parque logístico e em canais físicos e digitais para oferecer a melhor experiência tanto para quem vende quanto para quem compra na internet”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
Os Correios contam com uma estrutura com mais de 100 mil profissionais e 23 mil veículos, além da rede de atendimento com mais de 10 mil agências em todo o Brasil .
“Aqui nos Correios, a Black está ON”, diz o diretor de Negócios dos Correios, Maurício Fortes Garcia Lorenzo, citando o nome da campanha. “Estamos com novos descontos, tecnologia, entregas no mesmo dia, estratégias de frete. Tudo isso, para garantir como sempre a melhor experiência para os consumidores e os melhores negócios para quem democratiza o comércio eletrônico neste país e aquece nossa economia.”
Como funciona a campanha?
Os clientes de varejo que quiserem participar da campanha precisam baixar o aplicativo dos Correios, realizar a postagem e o pagamento e deixar a encomenda em uma das agências ou em pontos de coleta.
Os envios com desconto também valem para os empreendedores, clientes Clube Correios, Ouro, Prata ou Bronze, e serão realizados automaticamente, sem alteração nas condições contratuais e operacionais. Para clientes Platinum, Diamante e Infinite, os descontos são personalizados e a negociação é feita diretamente com o consultor de vendas.
Os Correios também criaram uma hotpage Black Friday. Nelas, todos os clientes pessoa física, assim como micros, médios, grandes empreendedores e grandes empresas podem conhecer os serviços de envio nacional e internacional para a alta das vendas de fim do ano.
Dicas para vender mais
No evento de lançamento, que teve a participação de vários clientes e convidados, a tecnologia, acessibilidade, rapidez e parceria foram as palavras de ordem. “Sabemos que a Black Friday é o momento mais esperado por todos que atuam no ecossistema do comércio eletrônico para impulsionar as vendar e trazer resultados significativos”, ressaltou o chefe do Departamento de Vendas dos Correios, Elmer Martins Ribeiro. “Precisamos de preços atrativos, entregas rápidas e ultrarrápidas, e frete é fator decisivo.”
O consultor do Sebrae, José Batista de Souza Neto, e a cofundadora da ONG A liga Digital, Helenice Moura, listaram dicas para uma Black Friday bem-sucedida. Para eles, os comerciantes têm que ficar atentos a valor de frete atrativo e informações claras, por exemplo.
Além disso, eles destacaram que os descontos têm de ser reais; que os gestores precisam respeitar a capacidade técnica do negócio (de estoque e produção); que é importante tratar os clientes com exclusividade; e que é mais barato trabalhar na Black Friday reconquistando quem já é cliente.
Live de Black Friday
Os Correios anunciaram que vão realizar na próxima quarta-feira, 1º de novembro, a live AproxiME com o tema “Neurociência e os gatilhos mentais na Black Friday”.
A transmissão contará com a participação de Fernanda Aoki, psicóloga e mestre pela USP, especialista em funcionamento de equipes, empreendedorismo e neurociência. Ela abordará como o neuromarketing pode ajudar a entender como os consumidores tomam decisões de compra e assim criar estratégias de vendas mais eficientes para a Black Friday.
A live acontece às 11h, com transmissão pelo canal dos Correios no YouTube.
Imagem: Divulgação/Correios