Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Imagine um mundo onde os varejistas reportam lucros bilionários, como os bancos; esse mundo é possível

Roberto Wajnsztok de Roberto Wajnsztok
7 de novembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Quem nunca foi abordado em uma loja e ouviu “quer fazer um cartão nosso e ter benefícios?”, ou “esse produto só tem 1 ano de garantia, gostaria de fazer um seguro estendido por mais 2 anos?” ou “gostaria de adquirir um seguro residencial?” Há décadas a parceria entre instituições financeiras e varejistas tem gerado bons resultados para ambas, mas também temos casos de insucesso, geralmente, por falta de conhecimento de parte a parte. Varejistas que não entendem dos modelos bancários e bancos que não entendem as dinâmicas do varejo. E nos negócios, onde falta conhecimento, sobra prejuízo.

A potencialidade da união varejo e instituição financeira se dá no fato de que o varejista tem a base de visitantes e compradores, enquanto a instituição financeira tem produtos que podem aumentar a receita gerada ou até ser a  responsável pela conversão de uma visita em um pedido, no sentido que muitas vezes viabiliza financeiramente a transação. Mas, no fim do dia, o cliente sempre foi da instituição financeira, tanto que sempre usamos o termo white label, para caracterizar esse tipo de operação.

Nos últimos anos nasceu o Bank as a Service (BaaS), em que, além de vender todos os produtos financeiros que já vendia, muitos outros se tornaram disponíveis. O principal do BaaS é que o cliente é do varejista; o dinheiro agora está na conta do varejista; e o cliente começa a transferir a sua vida para a instituição financeira do varejista, incluindo seu cartão de débito, seu débito automático, o pagamento de contas de consumo, seu financiamento etc.

Com isso, o varejista não precisa esperar o cliente ir até sua loja para comprar. Na verdade, ele nem precisa que ele compre um produto ou serviço. Se o cliente deixar seu dinheiro na conta, o varejista ganha no que chamamos de floating (rendimento em cima de dinheiro parado).

Se o cliente usa o cartão, o varejista ganha no interchange. Se adquire uma cesta de serviço,ganha na margem, e por aí vai. O varejista, de fato, começa a ganhar como um banco ganha.

Então por que não temos agora no Brasil uma grande disseminação de varejistas se tornando bancos?

  • Falta de domínio de vários temas apontados nesse artigo;
  • Falta de conhecimento para desenvolver um plano de negócio de um banco, que é bem diferente do varejo;
  • Dificuldade de inovar em um novo modelo de negócio;
  • Visão equivocada de que requer muito investimento para montar e tracionar uma plataforma de BaaS de sucesso.

Este ano tem sido especialmente desafiador para o varejo. Por isso, entendo que fazer mais do mesmo, e não avaliar todas as possibilidades de crescimento de receitas e margens é, no mínimo, um equívoco. O Bank as a Service é uma grande oportunidade para os varejistas rentabilizarem seus negócios. É um desafio bem menor do que rotulam, e deveria estar sendo explorado por muito mais players do que vemos hoje.

Não estamos falando de uma inovação não testada, mas da introdução de um modelo de negócio milenar, comprovadamente rentável (pergunte aos nossos bilionários bancos brasileiros e estrangeiros) num mercado igualmente milenar, como o varejo.

Sabendo como fazer, com planejamento, tecnologia, parceiros certos, sinergia com o negócio principal e serviço de qualidade, dá muito certo.

Roberto Wajnsztok é sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Shein lança seção de “Lojas de Moda” para apoiar os vendedores brasileiros

Próxima Postagem

Renda média das famílias das comunidades periféricas alcança R$ 3.036,23

Roberto Wajnsztok

Roberto Wajnsztok

Roberto Wajnsztok de Oliveira está no mercado digital desde 2000, sendo por 14 anos diretor de E-commerce de grandes varejistas. Nos últimos anos como consultor de negócios com foco no mercado digital em mais de 120 empresas. Foi sócio-fundador de startups como Liveon e Nerd3, ambas vendidas a grandes grupos empresariais, e atua como conselheiro em grandes empresas de tecnologia.

Relacionados Posts

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil
Indústria

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

Mercado Livre tem novo CEO; confira outras mudanças

24 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
48% dos moradores de comunidades brasileiras pretendem usar apps e sites na Black Friday

Renda média das famílias das comunidades periféricas alcança R$ 3.036,23

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

Nestlé anuncia investimento de R$ 500 milhões no setor de cafés no Brasil

24 de maio de 2025
Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

Para além dos carros elétricos, Nio House aposta na experiência para encantar

24 de maio de 2025
JBS defende ação de setores público e privado para regularizar propriedades rurais

JBS recebe aval de acionistas para lançar ações nos EUA

24 de maio de 2025
Simples

Receita prorroga data de vencimento para pagamento do Simples apurado em abril

24 de maio de 2025
BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

BB fica abaixo do Bradesco em valor de mercado após balanços do 1º trimestre

24 de maio de 2025
Shopping Metrô Tatuapé terá espaço gourmet com Coco Bambu, Outback e Madero

Shopping Tatuapé terá espaço gourmet com restaurantes como Coco Bambu, Outback e Madero

24 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.