As perspectivas para o comércio online brasileiro mostram uma tendência de retração na Black Friday 2023. Segundo os dados preliminares divulgados pela NielsenIQ Ebit, empresa de informações e insight sobre o comércio eletrônico no Brasil, as vendas registram queda de 16,7% no acumulado de doze horas até o meio-dia desta sexta-feira na comparação com igual período de 2022.
O resultado negativo acumulado de sexta, de acordo com a NIQ|Ebit, contrasta com o número de vendas na quinta-feira à tarde e no começo da madrugada de hoje, que indicavam uma retomada positiva impulsionada por ações de comunicação, lives e ofertas especiais dos varejistas. Entre meio-dia e às 23h59 do dia 23/11, as vendas tiveram crescimento de 6,4% na comparação com 2022, para atingir um pico de alta à meia noite de sexta de 19,8% sobre o ano passado.
A partir das 2 horas da manhã de hoje, 24 de novembro, porém, a demanda retomou a tendência de retração. Segundo os dados preliminares, as vendas registraram queda de 16,7% no acumulado de 12h até o meio-dia desta sexta na comparação com igual período de 2022.
“Ao analisar as tendências recentes nas vendas online nesse período, é relevante destacar a quinta-feira, pré-Black Friday, que ficou caracterizada por crescimentos importantes sobre 2022. É importante salientar que os dados preliminares de início da Black Friday nesta manhã de sexta-feira está em consonância com o que observamos em nossa pesquisa de intenção de compras. Por isso, estamos atentos ao espaço que se abre durante o dia”, afirmou o executivo responsável pelo e-commerce da NielsenIQ Ebit, Marcelo Osanai.
“Além disso, vale ressaltar que o sábado e domingo representam ainda períodos de oportunidade. É um momento de o mercado otimizar a resposta dinâmica aos anseios do consumidor para potencializar os resultados”, acrescentou.
Maiores perdas
A queda acumulada desta sexta ocorrem após uma variação negativa de 23,3% entre os dias 21 e 23 de novembro de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado. No entanto, em seguida, houve uma recuperação e os dados apontam para uma retomada no crescimento na quinta e nas primeiras horas desta sexta-feira.
A categoria de Perfumaria e Cosméticos, embora tenha apresentado uma desaceleração nos últimos dias, entre 21 e 23 deste mês, mantém-se em destaque. Após um crescimento expressivo de 68,7% na primeira quinzena de novembro, o setor registra uma taxa de crescimento de 60,7% a três dias da Black Friday. Durante a quinta-feira, véspera da Black Friday, a categoria atingiu um índice notável de 30% de crescimento.
Por outro lado, a categoria de Eletrodomésticos, que experimentava crescimento no início do mês, enfrenta uma reviravolta, passando de 13,8% na primeira quinzena para uma retração de -9,6% nos últimos 3 dias. Durante a quinta-feira de Black Friday, o índice de retração atingiu -16,2%.
Telefonia e Eletrônicos mantêm-se em um patamar desafiador, apresentando retrações próximas à casa dos -30% nos últimos 3 dias.
Enquanto a categoria de Alimentos e Bebidas mantém uma performance estável (0,8% nos últimos três dias), subcategorias específicas se destacam, incluindo azeite, bombom, licor, whisky e vodka.
“Essa última análise reflete as nuances dinâmicas do cenário pré-Black Friday no e-commerce. Notamos uma desaceleração em Perfumaria e Cosméticos, que mesmo assim se mantém como uma categoria de destaque, enquanto Eletrodomésticos enfrenta uma reviravolta com uma retração notável. Telefonia e Eletrônicos continuam desafiadores, enquanto a estabilidade de Alimentos e Bebidas destaca subcategorias específicas”, afirmou o gerente de Customer Success da NielsenIQ Ebit, Luiz F. Davison.
“Estamos atentos a essa dinâmica e às preferências de compra, proporcionando uma visão valiosa para varejistas e consumidores”, acrescentou. As horas que antecedem a sexta-feira de Black Friday testemunharam um crescimento significativo de aproximadamente 8%, entre 20h e 0h. Após a virada, a tendência permaneceu robusta, mantendo-se na casa dos 7% de crescimento, de 0h às 3h.
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