Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A realidade e os desafios do foodservice em 2023

Eduardo Bueno de Eduardo Bueno
8 de dezembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
A realidade e os desafios do foodservice em 2023

O foodservice brasileiro passa por um momento de ajuste à realidade em 2023. Após um forte crescimento em 2022, quando não havia mais quaisquer restrições ao consumo e à circulação, neste ano o setor encarou um cenário mais complexo, perdendo ritmo de crescimento.

Embora o gasto total do consumidor no setor tenha aumentado de forma consistente ao longo dos últimos dois anos, segundo dados do Crest, no acumulado de nove meses (janeiro a setembro), 2023 está apenas 2% acima de 2022, mostrando que a retomada do consumo no pós-pandemia perdeu ritmo – caindo 3% no 3º trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022, a primeira queda dos últimos dois anos.

A princípio, o cenário econômico parece favorável ao consumo, segundo diferentes dados do IBGE: queda rápida da taxa de desocupação, que atingiu 7,6% em no trimestre móvel finalizado em outubro (a menor desde 2015); crescimento do rendimento médio real da população, recuperando as perdas da pandemia; queda consistente da inflação, sobretudo da alimentação dentro do domicílio; além da confiança do consumidor, que segue em crescimento de acordo com a FGV.

Por outro lado, há o forte endividamento das famílias, que atingiu 77,4% em setembro, conforme levantamento da Confederação Nacional do Comércio. Ou seja, apesar de um cenário aparentemente favorável, a renda disponível para consumo está limitada por obrigações financeiras e inadimplência.

A redução do consumo no foodservice não impacta apenas os operadores na ponta final, mas também os diferentes elos da cadeia de valor, principalmente em suas etapas de abastecimento.

Segundo o Foodcheck, as compras de insumos por restaurantes, lanchonetes e padarias mostraram tendência de queda ao longo do ano. Essa redução das compras atingiu os diferentes canais de abastecimento, como os atacadistas, distribuidores, indústria, varejo e cash&carry. Em outubro, a queda do volume de compras foi de 8%, se somando às quedas dos três meses anteriores.

Queda das vendas e do abastecimento: o que tem reprimido o consumo do brasileiro? Redução de gastos.
De acordo com a 4ª edição do Tomorrow’s Consumer, estudo proprietário da Mosaiclab, 66% dos brasileiros reduziram os gastos em alimentação fora de casa por causa da contenção de custos. Restrição orçamentária é a ordem do dia dentro dos endividados lares brasileiros.

Mas diferentes aprendizados ao longo do ano mostram possíveis caminhos de recuperação: melhor custo-benefício das ofertas, praticidade, conveniência, vantagens por meio de programas de fidelidade, simplificando a jornada do consumidor.

É esperado, porém, que a lenta recuperação do setor permaneça desigual, considerando que a maioria dos restaurantes brasileiros, independentes e pequenos, têm orçamento muito limitado e margens curtas para investir em soluções mais caras, que ficam mais restritas às redes, com maior capacidade de investimento.

Apesar de projeções positivas para os próximos dois anos, a recuperação efetiva do foodservice brasileiro passa por um crescimento consistente da economia brasileira, permitindo ganhos reais na renda das famílias, redução do seu endividamento e aumento sustentável do consumo.

Eduardo Bueno é head de Pesquisa e Inteligência na Mosaiclab, responsável pela pesquisa Crest no Brasil.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Magalu e Época Cosméticos começam a vender maquiagem de collab da Lu com Bruna Tavares

Próxima Postagem

Retail Media Show debate formas de varejo focar no serviço de mídia

Eduardo Bueno

Eduardo Bueno

Economista formado pela USP e pós-graduado em Gestão de Projetos pelo Insper, atualmente é coordenador de projetos na Mosaiclab e responsável pelo projeto CREST no Brasil. Tem experiência no mercado financeiro, consultoria macroeconômica, Analytics, Compras, além de implementação de projetos de SAP. Atua com inteligência de mercado desde 2015 e, desde 2017, com o setor de Foodservice, com passagem em um dos maiores operadores do setor no país.

Relacionados Posts

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Retail Media Show abre evento com lançamento de prêmio e conteúdo super especializado

Retail Media Show debate formas de varejo focar no serviço de mídia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.