A ONG Amigos do Bem abriu um quiosque no Shopping Pátio Higienópolis, localizado na região central de São Paulo, dedicado aos “Presentes do Bem”. A iniciativa da entidade conta com o apoio do shopping, que cedeu o espaço, e estará ativa até 31 de janeiro. O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos será revertida em projetos de inclusão social.
Os “Presentes do Bem” são compostos por produtos 100% solidários e têm como foco, além de promover inclusão social, gerar renda e proporcionar dignidade para mais de 150 mil pessoas que vivem em situação de extrema pobreza em 300 povoados isolados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará.
Entre os produtos disponíveis, destacam-se objetos de decoração e itens para mesa, cuidadosamente selecionados para adicionar um toque especial ao lar, kits para café da manhã, além de alimentos como castanhas (salgadas e doces) e cookies, feitos por homens e mulheres atendidos pela ONG no sertão nordestino. As opções não apenas encantam pelo cuidado artesanal, mas também se apresentam como ótimas alternativas para quem busca presentes de Natal significativos e impactantes.
A expectativa da instituição é alcançar a marca de 10 mil kits vendidos no período. Toda a renda gerada com a comercialização dos “Produtos do Bem” será revertida integralmente para projetos que geram educação para mais de 10 mil crianças e jovens, além de acesso à água, moradia, saúde, emprego e renda para os povoados locais.
“Cada produto adquirido não apenas leva a alegria do Natal, mas também contribui para transformação significativa em milhares de vidas no sertão nordestino. Juntos, estamos construindo um caminho de mudança e de solidariedade com o objetivo de proporcionar um futuro mais digno e esperançoso para aqueles que mais necessitam”, afirma Alcione Albanesi, presidente e fundadora da ONG Amigos do Bem.
Esta é a segunda vez que a ONG realiza uma ação especial no Pátio Higienópolis, sendo a primeira em 2019
Projetos para o sertão
A ONG Amigos do Bem desenvolve projetos contínuos de educação, geração de trabalho e renda, acesso à água potável, cuidados de saúde e moradia digna no sertão. Atualmente, mais de 150 mil pessoas são atendidas mensalmente em 300 povoados isolados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará.
A instituição criou um Modelo de Desenvolvimento Social Sustentável, conta com a atuação de quase 11 mil voluntários e promove inclusão social e desenvolvimento local atendendo 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Desde a sua fundação e em parceria com a sociedade civil e empresas que apoiam os projetos, a ONG consegue atender 150 mil pessoas todos os meses, de 300 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Entre muitas realizações, a entidade levou 10 mil crianças e jovens para 4 Centros de Transformação e serviu 1,8 milhões de refeições nesses locais.
Por meio de suas ações, gerou 1,5 mil postos de trabalho na região entre plantações, fábrica de beneficiamento de castanha de caju, oficinas de costura e artesanato, fábrica de doces e mel, educadores e postos administrativos. Ao todo, 10.600 voluntários dedicam mais de 372 mil horas aos projetos anualmente.
Imagem: Divulgação