Quando o fim de ano chega, a mesa do brasileiro tende a ficar repleta de produtos típicos das tradições natalinas. Além dos enfeites e da decoração, que enchem os olhos de encantamento, é impossível não incluir as delícias que tanto agradam o paladar.
Aliás, alguns são de preferência nacional, como mostra um levantamento feito com base em 50 estabelecimentos comerciais. A pesquisa de 2022 é um indicador da tendência de consumo para este ano, segundo a Smarket/Neogrid, empresa de tecnologia e inteligência. O estudo foi feito entre 24 de novembro e 25 de dezembro de 2022 e compara os dados de igual período do ano anterior.
As vendas de caixa de bombom cresceram 69% e lideraram o ranking de produtos mais comprados no varejo. Em seguida, listam, em ordem de vendas: azeitonas, com aumento de 53%, e refrigerantes de 2 litros, com 52%.
Fora do pódio, mas ainda com vendas elevadas em relação a 2021, estão a cerveja em lata, cujas vendas cresceram 48%, panetone, 47% a mais, uva-passa, com crescimento percentual de vendas de 26%, chester, com 24% a mais, e peru, com 13%.
“Os números evidenciam a preferência dos consumidores no período e oferecem uma perspectiva sobre o que esperar neste fim de ano de 2023”, afirma Luiza Viegas Menegon Canonica, coordenadora Comercial da Smarket/Neogrid.
“Observamos que, após a pandemia, as pessoas estão ávidas por recuperar o tempo perdido e retomar as tradições, como a celebração do Natal. Elas estão optando por alimentos e bebidas que remetem a momentos especiais que vivenciaram com amigos e familiares para criar novas memórias positivas e afetivas”, acrescenta a executiva.
De acordo com Luiza, os varejistas devem se preparar para atender às expectativas de compras dos consumidores, direcionando suas estratégias de estoque para esse leque de produtos e, assim, garantir que a demanda de seus clientes seja atendida.
“Caso desejem melhorar a experiência do consumidor, os varejistas podem criar promoções para essas mercadorias, como descontos progressivos ou ofertas sazonais. Essas estratégias podem ajudar na fidelização dos clientes”, aconselha Luiza.
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