Natal 2023: 5 estratégias para os empreendedores fidelizarem seus clientes

Especialista traz dicas para auxiliar as pequenas e médias empresas do varejo online a capitalizarem mais clientes no Natal

Com o fim da Black Friday, o Natal é a próxima data que impacta diretamente as vendas do varejo online e, para os empreendedores terem sucesso com ela, estratégias de fidelização são muito úteis para vender novamente para os mesmos consumidores. Em levantamento realizado em 2022, a Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais, notou que as PMEs digitais faturaram R$230 milhões somente entre os dias 1º e 25 de dezembro.

Para ajudar os lojistas a descobrirem as melhores formas de fidelizar os clientes da Black Friday 2023 e alavancarem suas vendas para o Natal, a especialista Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática, escola de empreendedorismo online da Nuvemshop, separou algumas dicas para que o faturamento dos empreendedores digitais aumente ainda mais neste final de ano. “Estratégias de fidelização são de suma importância no mundo do e-commerce, pois estão atreladas diretamente não só às vendas, mas também à construção de reputação da loja”, explica Babi.

Passo 1: entenda seu público

O empreendedor precisa identificar as características do seu comprador e definir estratégias baseadas nisso. Atentar-se principalmente a faixa etária, gênero, profissão e poder aquisitivo. “A primeira etapa é a do planejamento. Mapear o seu público e trazer dados relevantes que possam ser utilizados para identificar as necessidades do cliente”, afirma Babi.

Passo 2: experiência memorável

Proporcione uma experiência única para o cliente. Realize um contato íntimo com o comprador, de forma orgânica, fazendo do uso de diversos meios de contato, por meio das redes sociais e do site, por exemplo.

A especialista pontua a importância de fazer o envio de brindes e a realização de experiências diferentes no momento do unboxing, por serem ações de fácil realização. “Surpreender os compradores com brindes ou detalhes especiais tornam aquele momento único e aumentam as chances de voltarem a comprar naquela loja”, conta.

Passo 3: programas de fidelidade

Definir um sistema de pontos após os pedidos, para incentivar as pessoas a continuarem comprando na loja e ganharem descontos cumulativos é essencial para segurar o consumidor.

Babi realça que é uma estratégia simples e de bom retorno, porque as promoções cumulativas tendem a atrair os clientes a gastarem mais e conseguirem mais descontos. Uma das alternativas também é o cashback temporário na próxima compra, pois motiva os consumidores a navegarem pela loja buscando aproveitar a oportunidade para pagar mais barato.

Passo 4: descontos exclusivos

Produzir descontos exclusivos para quem comprou na Black Friday e irá recomprar no Natal é uma das estratégias recomendadas pela especialista. De acordo com Babi, os consumidores são atraídos por esse tipo de ação, pois envolve um sentimento único. “Para os consumidores, sentir-se especial é um dos motivos pelos quais optam por uma loja no momento da compra. Por isso, é estratégico colher dados como a data de aniversário dos clientes e realizar promoções exclusivas”, conclui.

Passo 5: Valorize seus clientes

Tratar os clientes com seu devido valor também é fundamental. Ter um espaço para ouvi-los e compreendê-los é extremamente necessário e estreita o contato entre comprador e vendedor. Babi detalha que despertar o sentimento de proximidade e cuidado com seu público, torna seu negócio especial e atrai cada vez mais pessoas a se engajarem com a marca. “O atendimento ágil e humanizado é o grande diferencial para um consumidor escolher entre uma loja e outra”, finaliza.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist