Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Varejo físico: onde a conexão com o consumidor e maior rentabilidade se encontram

M&C Media Labs de M&C Media Labs
7 de fevereiro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

Olá, sou Richard Albanesi, fundador e CEO da The LED, uma empresa especializada em soluções para comunicação visual digital com painéis de led. Nos próximos meses, terei o prazer em dividir com vocês algumas reflexões sobre a importância do varejo físico dentro do planejamento de retail media e os benefícios que essa integração pode proporcionar para as marcas e também para os varejistas.

Falando nisso, vocês já perceberam que novas experiências na jornada de compras já fazem parte do cotidiano do consumidor, com impactos que agregam mais valor, informação e entretenimento para envolver e fidelizar o cliente no ponto de venda?

No Brasil e no mundo, segundo a pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey, da PwC, 1/3 dos entrevistados pretendem ampliar suas compras em lojas físicas, destacando o entretenimento e a experiência e a “possibilidade de experiências digitais imersivas” dentre os principais atrativos desses estabelecimentos.

O estudo “Mudanças na jornada de compra do consumidor brasileiro”, realizado em setembro de 2023 pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), detectou que, em relação às compras de supermercado, 90% dos consumidores preferem utilizar o ponto físico, assim como para a aquisição de outros produtos, como materiais de construção, de higiene e cosméticos e para pets. A pesquisa também aponta, dentre os principais motivos para se comprar em lojas físicas, a possibilidade de testar e experimentar os produtos, a vontade de tocar e ver o item, evitar surpresas no pós-compra, a ausência de frete e a preferência pela pronta entrega.

Esses dados reforçam a importância das lojas físicas no processo de decisão de compra, consolidando-as como espaços estratégicos para a implementação da publicidade digital ao oferecer maior probabilidade de contato e conversão junto ao cliente.

Afinal, no ponto físico essa conexão é mais próxima, tátil e interativa, possibilitando uma relação mais individualizada com informações sobre hábitos de consumo para definir as melhores estratégias e oferecer conteúdos mais impactantes e adequados para cada perfil de cliente.

Nesse cenário, as plataformas digitais revolucionam e ganham espaço no relacionamento entre o varejo físico e os consumidores, com novos formatos, inovações, impulsos sensoriais e tecnologias interativas que viabilizam esse entrosamento e a obtenção de informações. Entre elas, o tempo de permanência e a circulação nas áreas, o acesso a produtos ou gôndolas específicas e o tipo de consulta realizada em telas interativas, entre outras, para mensurar resultados e, principalmente, detectar novas possibilidades e conteúdos com base no comportamento do consumidor.

De acordo com a 1ª pesquisa de mídia de varejo realizada no Brasil, pela Newtail, entre grandes varejistas e fabricantes, 79% das indústrias e 73% dos varejistas já trabalham com retail media. E, com o  aumento do uso dessa estratégia poderosa nos diversos canais de venda, a comunicação digital também encontra no varejo físico o espaço ideal para veicular anúncios patrocinados que geram substancial aumento de receita para os estabelecimentos.

Na loja física, onde o consumidor pega, avalia, escolhe e decide, cresce o interesse de marcas e produtos em aumentar sua visibilidade, alcance e contato para fortalecer o relacionamento com seus públicos.

Nesse local, o consumidor pode ser cada vez mais motivado a renovar seus hábitos de consumo impulsionado pela comunicação digital e seus diferenciais competitivos e estratégicos, que impactam diretamente na conquista de novos públicos, na fidelização do cliente e no aumento das receitas dos estabelecimentos.

Inevitável e urgente no varejo físico, a tecnologia digital chega para abrir e ampliar novas oportunidades de negócios e parcerias.

Richard Albanesi é CEO da The LED.
Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Venda de produtos, serviços ou tecnologias sustentáveis é realidade para 67% dos varejistas

Próxima Postagem

China oferece apoio para acelerar o impulso global dos fabricantes de veículos elétricos

M&C Media Labs

M&C Media Labs

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem
China critica e chama de 'decisão unilateral' revisão de tarifas da UE sobre veículos elétricos

China oferece apoio para acelerar o impulso global dos fabricantes de veículos elétricos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.