Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

NRF 2024: decifrando as tendências que transformarão o consumo

Eduardo Yamashita de Eduardo Yamashita
22 de dezembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos

A NRF Big Show, maior evento global do setor de consumo e varejo, está prestes a realizar sua 113ª edição, em janeiro de 2024, em Nova York. Esse evento não apenas dita as tendências do setor, mas também compartilha as melhores práticas globalmente e permite um profundo repensar dos nossos negócios.

Há mais de 30 anos, a Gouvêa Ecosystem leva delegações de executivos brasileiros para a NRF, permitindo uma profunda troca de experiências e networking que são tão ou mais importantes que o evento em si.

O gigantismo da NRF

A magnitude da NRF é impressionante: são mais de 50 keynotes, em um auditório para 5.000 a 6.000 pessoas, 125 sessões paralelas e uma expo massiva, com mais de 1.000 expositores em 30.000 m². O desafio é escolher entre as diversas opções de conteúdo, e a expo destaca-se como uma fonte de soluções inocadoras para os desafios do setor.

Make it matter: O tema central da NRF 2024

O tema deste ano será “Make it Matter”, algo como “Faça valer a pena”, em uma tradução livre. Ele reflete a excitação pelo bom desempenho do consumo em 2023 no mercado norte-americano, juntamente com o sucesso das vendas durante os feriados de final de ano.

Comparado com 2022, o animus dos executivos americanos estará consideravelmente melhor dado o afastamento do risco de leve recessão. No ano passado havia um certo consenso de que o Federal Reserve, banco central americano, precisaria endurecer suas medidas para conter a inflação e o crescimento excessivo da economia. Esses fatores se mostram controlados com os dados divulgados no final de 2023.

Tendências e principipais temas da NRF 2024

1. Consumidor em transformação

Globalmente e no Brasil, a preocupação econômica persiste, influenciada pelos custos em alimentação, moradia e transporte, o que impactando a renda disponível. Sob pressões sociais e incertezas da pandemia, surge smart consumer, que pesquisa mais, absolutamente conectado, engajado, que deseja conveniência e busca o consumo com melhor custo-benefício.

A NRF abordará também a ascensão da Geração Alpha, nascidos entre 2010 até 2025. A tecnologia faz parte da sua própria existência, com 44% das crianças brasileiras de 0 a 12 anos possuindo smartphones. As características dessa geração são a curiosidade intensa, independência e uma maior diversidade de estruturas familiares. No entanto, a hiperconexão manifesta também uma geração ansiosa, impaciente e com dificuldades de concentração.

2. Sustentabilidade ampliada

Há alguns anos, testemunhamos o surgimento do termo ESG no cenário financeiro, que se disseminou por diversos setores e há cerca de 5 anos tornou-se a palavra-chave da NRF. Em 2021, observamos uma ênfase significativa na sigla DEI – Diversidade, Equidade e Inclusão, quase como uma extensão da dimensão Social (S) do ESG.

Agora, percebemos a adoção do termo “Sustentabilidade” como uma expansão do conceito, representando um guarda-chuva abrangente que engloba também questões como os desafios dos novos modelos de trabalho, a saúde dos colaboradores, entre outros temas.

3. Novos modelos de negócio

“O futuro do varejo não está no varejo”. Essa foi a fala do presidente global do Walmart no call com investidores há 3 anos.

O que ele pontua é que os principais grupos varejistas do mundo (e do Brasil) estão buscando alternativas para rentabilizar e monetizar seus ativos e a proximidade com o consumidor, diversificando seus negócios através da oferta de serviços, produtos financeiros, logística, soluções de tecnologia, venda de mídia etc.

Em NY, teremos diversas palestras mostrando a evolução desse desenvolvimento de novos negócios, incluindo um enorme espaço e um minievento dedicado para a frente retail media, modelo em que os varejistas passam a ser grandes provedores de media online e offline nos seus canais de conexão com os consumidores.

4. Novos agentes no mercado

Novos protagonistas estão ingressando no cenário do consumo e varejo, redefinindo tanto o modus operandi quanto a cultura do setor. Nos últimos anos, presenciamos a incursão do segmento financeiro, introduzindo uma perspectiva e dinâmica inovadoras no mercado, pautadas pela praticidade, orientação para indicadores econômicos e eficiência.

Ao examinarmos os principais varejistas globais, observamos que 33% do capital do Walmart, 48% do capital da Amazon e 40% do Carrefour estão sob a influência do setor financeiro.

5. Imprevisibilidade do ambiente de negócios

A complexidade do mundo atingiu níveis que ultrapassam a capacidade humana de compreensão. Em uma escala macro, destacam-se eventos recentes como a pandemia, hiperinflação global e o aumento das taxas de juros.

Em uma escala micro, testemunhamos a ascensão de players globais e asiáticos, a constante evolução e declínio de novos canais e plataformas de conexão com o consumidor, bem como o surgimento e profusão de novos concorrentes de múltiplos segmentos, canais, modelos de negócio e geografias.

Essas interconexões entre inúmeras variáveis tornam o ambiente de negócios completamente imprevisível. E saber liderar em um cenário como esse se tornou imperativo e competência-chave nos negócios.

6. Metaconcorrência

Estamos no epicentro da hiperglobalização e, apesar das controvérsias, os varejistas globais continuam a expandir sua atuação no mundo, reconfigurando o cenário de consumo. Impulsionados pela digitalização, as fronteiras que antes delimitavam os mercados desapareceram. Hoje todos competem com todos, buscando a preferência financeira, emocional e a atenção dos consumidores.

Apenas como exemplo, as varejistas de moda agora rivalizam com plataformas globais asiáticas, concorrendo diretamente com casas de apostas pelo bolso do consumidor e disputando a atenção dos clientes com plataformas de streaming, alterando assim os hábitos de consumo.

7. Revolução da IA

A revolução da inteligência artificial (IA) emerge como uma forçade transformação equiparada com as revoluções impostas pela internet há 20 anos, pelos smartphones há 10 anos e mais recentemente pelas redes sociais.

Nesse contexto, entende-se que a IA irá destravar uma nova plataforma de desenvolvimento do consumo e do varejo, alavancados por essa nova tecnologia será discutido na NRF como os varejistas estão usando e vislumbram o futuro do setor com esse novo ferramenta, vermos aplicações diversas passando desde a gestão de atividades operacionais como gestão do sortimento, treinamentos, automação da operação até atividades mais estratégicas e criativas como gestão de preço, geração de conteúdo personalizado etc.

8. Varejo orientado pelos dados

O varejo, historicamente caracterizado pelas decisões ágeis e instintivas no ambiente físico das lojas, encontra-se diante de uma significativa mudança cultural, com a crescente invasão dos dados e das tecnologias que permitem a sua captura e processamento. A iminente disrupção nesse cenário trará uma transformação marcante e o varejo será cada vez menos arte e cada vez mais ciência.

Nos vemos em NY

A NRF Big Show 2024 promete ser mais do que uma vitrine de tendências; é uma experiência transformadora. Em um mundo onde a complexidade e velocidade de transformação ultrapassam a capacidade de compreenção humana, participar dessa jornada com delegação da Gouvêa Ecosystem oferece uma visão ampla e essencial para a adaptação às complexas transformações que moldam nosso futuro.

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagens: Divulgação 

Postagem anterior

Magalu organiza operação de entregas em 24 horas antes do Natal

Próxima Postagem

Ri Happy lança consultoria de brinquedos gratuita pelo WhatsApp

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita

Eduardo Yamashita é COO da Gouvêa Ecosystem, empresa que contribui para a expansão e a transformação do mercado de consumo e varejo brasileiro com uma plataforma estratégica de unidades de negócios, produtos e serviços.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Ri Happy lança consultoria de brinquedos gratuita pelo WhatsApp

Ri Happy lança consultoria de brinquedos gratuita pelo WhatsApp

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.