Programa de recompensas da Starbucks será encerrado no Brasil

Operadora alega que fim do Starbucks Rewards faz parte do processo de reestruturação pelo qual a empresa passa

O Starbucks Rewards, programa de recompensas da Starbucks, que passa momento complicado no país e está em recuperação judicial, será encerrado no Brasil. A SouthRock, operadora da marca no país, enviou um e-mail aos clientes nesta quarta-feira (27) anunciando o fim do serviço e informando também que os membros podem utilizar o saldo e os créditos que ainda possuem até o dia 31 de janeiro de 2024. A partir de fevereiro, o saldo do programa não poderá mais ser sacado. A empresa também informou que o pagamento via Starbucks Card e o aplicativo Starbucks Brasil também serão descontinuados.

Em nota oficial, a operadora da Starbucks no Brasil confirmou o encerramento dos serviços: “A SouthRock confirma o encerramento do programa Starbucks Rewards no Brasil, além da opção de pagamento via Starbucks Card e do aplicativo Starbucks Brasil a partir de 31 de janeiro de 2024. A decisão faz parte do processo de reestruturação pelo qual a empresa passa neste momento. A SouthRock reitera seu compromisso com seus clientes e afirma que a descontinuação dos programas respeitará os Termos e Condições estabelecidos, assim como todas as determinações legais”.

Acostumado a ver o sucesso e o crescimento da marca Starbucks não só pelos shoppings, mas por todo o país, Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, lamenta o momento da cafeteria norte-americana por aqui. “É triste acompanhar o processo de encolhimento da Starbucks no Brasil. Muitas lojas fechadas, equipes desmontadas, agora o programa de fidelidade descontinuado. A percepção para o consumidor menos informado é de que a marca está com problemas. O que não é exatamente verdadeiro. As dificuldades estão concentradas na SouthRock, que detinha a licença de operação no país. Não acredito que a Starbucks saia de vez do mercado brasileiro, mas esse revés pode afetar a imagem da marca e o processo de expansão, que precisará ser refeito”, revela Marinho.

Entenda o caso

Com dívidas de aluguel, contas de energia, IPTU, internet em atraso, a SouthRock, operadora das marcas Starbucks, Subway e Eataly, entre outras renomadas no Brasil, entrou na Justiça com pedido de recuperação judicial no dia 31 de outubro de 2023.

No mesmo dia, iniciou a demissão de parte da equipe de colaboradores dos mais diversos setores, sem cumprir o acordo de rescisão, que, de acordo com a nota emitida pela assessoria de imprensa da companhia, estaria impedida legalmente de realizar quaisquer pagamentos a credores. Lojas da Starbucks fecharam e a inauguração de novas unidades foi suspensa.

No dia 7 de dezembro, o desembargador Sérgio Seiji Shimura, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), determinou o processamento da recuperação judicial da SouthRock Capital. A decisão tomada em instância superior também foi responsável pela exclusão da Eataly e Subway do processo porque “ninguém é obrigado a litigar contra a sua vontade”, argumentou Shimura.

Com esse entendimento, o desembargador modificou a decisão da 1ª Vara de Falências e Recuperação Judicial, segundo a qual as marcas não poderiam ser desmembradas do processo. Shimura também suspendeu as ordens de despejo das quais as empresas da SouthRock eram alvo.

No dia 12 de dezembro, A SouthRock Capital conseguiu a aprovação do pedido de recuperação judicial. A decisão foi do juiz Leonardo Fernandes dos Santos e deu a empresa 60 dias para apresentar o plano de recuperação judicial.

Com informações de Mercado&Food
Imagem: Shutterstock

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