O desempenho dos empreendedores digitais continuou a crescer em 2023. As PMEs online faturaram R$ 3,3 bilhões, valor 22% maior que o atingido em 2022. No período foram vendidos 55,5 milhões de produtos, superando a quantidade do ano passado em mais de 19%.
Os dados são da 9ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais.
O estudo aponta que as PMEs do varejo online souberam aproveitar estrategicamente as movimentações do mercado em relação a lançamentos de filmes como Barbie, e shows internacionais, como Taylor Swift e RBD.
“Eventos e tendências de consumo como estes impactam a economia e são grandes oportunidades para alavancar as vendas, além das tradicionais datas comemorativas. Estar atento às oportunidades que surgem nas redes sociais e às tendências das plataformas são ações fundamentais para quem espera alcançar seus objetivos vendendo online”, comenta Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop.
No ano, o ticket médio nacional foi de R$213,80. Além disso, cerca de 35% dos pedidos realizados no e-commerce foram originados pelas redes sociais, sendo a maioria (89%) através do Instagram. Os segmentos que tiveram maior faturamento foram: Moda (R$1,2 bilhão), Saúde & Beleza (R$291 milhões), Acessórios (R$231,5 milhões) e Casa & Jardim (R$158 milhões).
Os dados também mostram que o cartão de crédito (49%) permaneceu sendo a opção mais utilizada. Em segundo lugar ficou o Pix (38%), com relevância crescente perante os compradores: 2023 foi o ano com recorde de pedidos pagos com ele.
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