Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Maioria dos pequenos e médios empreendedores adotam práticas ESG no dia a dia

O estudo foi realizado pela Serasa Experian

Redação de Redação
11 de janeiro de 2024
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Autenticidade será a chave para a responsabilidade social em 2024

Um estudo realizado pela Serasa Experian indica que 89% das micro, pequenas e médias empresas do Brasil adotam práticas ESG em seu cotidiano – mesmo que não tenham clareza sobre o que a sigla significa.

A pesquisa apontou que 33,3% dos empreendimentos participantes têm conhecimento sobre a sigla. Entretanto, quando se analisa a prática, 66% já atuam no pilar de “Governança”, 52% atuam em “Responsabilidade Social” e 50% têm atividades relacionadas a “Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental”.

A frente de Governança, que prevê boas práticas de gestão e normas éticas, é a primeira em prioridade de investimentos e esforços (43,8%) e 66% das empresas têm investido em criar seus mecanismos de integridade, principalmente consolidados em seus códigos de ética. 45,35% têm canais de denúncias internos e 44,5% têm pessoas ou fornecedor responsável pela investigação das denúncias recebidas.

No pilar Ambiental, ligado às ações voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, as MPMEs afirmam que realizam práticas de consumo consciente de energia (75,2%), água (64,2%) e menor geração de resíduos (71%), mas menos da metade mensura as ações com metas e indicadores (41,3%) e somente um terço delas reporta relatórios ao mercado (29%).

Já em Social, que envolve iniciativas relacionadas à responsabilidade social, 40,9% atendem os requisitos da legislação trabalhista. Salários justos (25,4%) e oferta de benefícios básicos (21,8%) aparecem na sequência.

No tema diversidade ainda há caminhos para serem trilhados, pois 54% dos respondentes consideram que há poucas ou não veem iniciativas para mudar quanto à representatividade de pessoas LGBTQIAP+ e pretas/negras.

Nordeste e Sudeste apresentam maior compreensão sobre a sigla

Quando questionados sobre o impacto da adoção das práticas na competitividade da empresa, 89% dos entrevistados concordam com seu papel fundamental, apesar de não possuir um conhecimento tão profundo sobre o assunto.

“A disposição para adotar práticas relacionadas ao ESG, mesmo entre aqueles que ainda estão aprimorando sua compreensão, sugere uma aceitação da importância do tema. Isso destaca a crescente conscientização sobre a necessidade de considerações ambientais, sociais e de governança na estratégia corporativa”, diz o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero.

As regiões com maior compreensão sobre os pilares são o Nordeste (38,8%) e o Sudeste (34,7%). Já em relação ao porte, as médias empresas são aquelas com maior ciência do assunto (56,3%).

“A adoção dessas práticas pode impulsionar o empreendedor, permitindo que ele tenha diferencial competitivo, assuma com confiança sua jornada de gestão e acelere seus negócios, já que cada vez mais empresas demandam o cumprimento de padrões mínimos de ESG para fechar parcerias com seus fornecedores”, finaliza Genero.

Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Com parcerias estratégicas, Food To Save vende mais de 11 mil sacolas surpresa

Próxima Postagem

Como utilizar o WhatsApp como principal canal de relacionamento, atendimento e vendas?

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil
Economia

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025
NRA Show

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Próxima Postagem
Como utilizar o WhatsApp como principal canal de relacionamento, atendimento e vendas?

Como utilizar o WhatsApp como principal canal de relacionamento, atendimento e vendas?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.