Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Digital, tecnologia e Inteligência Artificial definem o cenário presente e futuro do varejo

Momentum 1.050

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
14 de janeiro de 2024
no Artigos, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
Digital, Tecnologia e Inteligência Artificial definem o cenário presente e futuro do varejo

“O mundo expandido do varejo e serviços se encontra em Nova York sempre na segunda semana de janeiro durante a NRF Show. A combinação de feira, conteúdo e relacionamento transformaram esse no mais importante evento internacional do setor para o Brasil.

Perto de 2.500 brasileiros deverão participar presencialmente da feira, que receberá cerca de 40 mil pessoas. O Brasil tem sido a maior delegação internacional nos últimos anos.

Temos acompanhado há 38 anos a evolução estratégica e conceitual que marcou o setor no período, com suas diversas vertentes envolvendo os ciclos de vida de formatos de lojas, as categorias de produtos, o reposicionamento das marcas e o crescimento dos serviços e soluções, além da participação dos canais de vendas e modelos de negócios.

E nunca a tecnologia e o digital, agora combinados com a Inteligência Artificial, foram tão determinantes como fatores críticos na visão presente e futura do negócio.”

Por razões comerciais e promocionais, a tecnologia sempre foi protagonista ao longo de todo esse tempo, uma vez que as empresas do setor sempre foram as maiores patrocinadoras e expositoras do evento. A tal ponto de que era preciso alertar para não sobrevalorizar demais seu protagonismo, ofuscando todos os demais elementos envolvidos nos negócios. Mas é preciso reconhecer que o tempo, também nesse caso, foi senhor da razão.

No atual cenário, metacompetitivo, hiperglobalizado, com omniconsumidores ultraempoderados, a combinação de tecnologia, digital e Inteligência Artificial é a catalizadora de todas as transformações no presente e no futuro do varejo expandido pela crescente incorporação de serviços e soluções.

E isso acontece nas áreas críticas que envolvem o uso desses elementos para fazer frente ao processo que culminou com essa metacompetitividade.

Desenvolveu-se uma sociedade muito mais orientada para o valor, em razão do amplo acesso às informações e alternativas que os omniconsumidores ultraempoderados têm disponíveis num ambiente em que a racionalidade, no processo decisório, cresceu em importância por causa dos cenários econômicos e políticos. E a inflação global pós-pandemia potencializa esses processos.

Os omniconsumidores, nas mais diversas economias, regiões e realidades, são acessados pelo varejo expandido, por marcas e fornecedores, e se tornam muito mais atentos aos preços, benefícios, às vantagens e condições de pagamentos. A sociedade é cada vez mais orientada pelo valor.

“Mais por menos” é a palavra de ordem. E o acesso rápido e imediato às informações cria alternativas e estimula a comparação de benefícios nos mais diversos mercados do mundo.

Para desenvolver negócios, torna-se crítico incorporar e usar a tecnologia para racionalizar, simplificar,  reduzir custos e oferecer esse “mais por menos” demandado pelos omniconsumidores.

Ao mesmo tempo, é importante fugir do processo de comoditização que o digital precipita e criar experiências, customizar o atendimento e reconhecimento individual para se diferenciar. E, nesse processo, se torna mais crítico equilibrar a rentabilidade pressionada pelo aumento dos custos.

Novamente, a tecnologia, o digital e, agora, a Inteligência Artificial podem resolver essa equação no posicionamento das marcas e categorias de produtos, na incorporação de serviços e soluções, na reconfiguração dos formatos de lojas, na participação de canais e na evolução dos modelos de negócios no varejo.

Um processo abrangente geograficamente

Vale destacar que esse processo, diferentemente do passado, não tem epicentro nos Estados Unidos ou na Europa.

É um processo amplo e abrangente que acontece, ao mesmo tempo, na América do Norte, nos principais países europeus e, principalmente, na Ásia, com crescente protagonismo de Índia, China, Coréia do Sul e Indonésia. E também acontece no Brasil.

Só para lembrar que Brasil, China e Índia são três dos mercados que mais desenvolveram o pagamento digital, reconfigurando a lógica tradicional dos sistemas de pagamentos.

Assim como o buy now, pay later (compre agora e pague depois) dissemina sua presença na Europa, nos Estados Unidos e na Índia, o Brasil talvez possa ser considerado o berço dessa prática no varejo no mundo.

Esse protagonismo do trinômio digital, tecnologia e Inteligência Artificial determina em definitivo o futuro dos setores de varejo e do consumo no mundo, bem como seu entendimento, incorporação e prática. Nos planos estratégico, operacional e cultural das organizações, faz e fará toda a diferença nos resultados, no desenvolvimento e na sobrevivência dos negócios e dos seus líderes.

E não é uma questão de escolha. Assim já é e será!

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

BYD negocia compra da Sigma Lithium no Brasil

Próxima Postagem

“A loja física continua sendo importante, é onde 85% das vendas ocorrem”

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo
Varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi
Notícias

Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo
Varejo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
"A loja física continua sendo importante, é onde 85% das vendas ocorrem"

"A loja física continua sendo importante, é onde 85% das vendas ocorrem"

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.