Proporcionando oportunidades para pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o Ensino Médio obterem seus diplomas, a varejista Magalu vai financiar 125 vagas do curso preparatório da plataforma de ensino online Descomplica, para a realização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A parceria surgiu após a empresa contratar 250 vagas do mesmo curso para seus próprios colaboradores, que não concluíram o Ensino Fundamental e Médio, possibilitando que se preparem para a prova.
A iniciativa faz parte do programa Chegou a Minha Vez, que, além do Magalu, conta com a participação de outras empresas, e busca oferecer aulas online e gratuitas para alunos sem certificação do primeiro nível educacional. Os brasileiros contemplados pela oportunidade concedida pelo Magalu podem sinalizar seu ingresso no ato da inscrição. Caso sejam aprovados para a vaga no curso da Descomplica, o certificado terá direito a um selo atestando que a empresa financiou o estudo.
Não terá prioridade para as vagas do curso preparatório pessoas que apresentarem qualquer vínculo com a empresa.
Para participar do processo seletivo do Encceja e, portanto, do curso preparatório da Descomplica, é necessário que o candidato, ao atingir a maioridade, saiba ler e escrever e não tenha o Ensino Médio completo. Dados socioeconômicos, como baixa renda e pertencimento a grupos minorizados (raça e gênero), serão priorizados para as vagas.
Imagem: Shutterstock