O Supermarket Barra Blue, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, “contratou” um robô como auxiliar de compras. Robios, como o equipamento é chamado, foi projetado para interagir com humanos de forma autônoma e humanizada e realizar atendimentos aos consumidores, auxiliando, assim, na jornada de compra de lojas e supermercados.
O nome completo do novo “funcionário” é Robios Go. De nacionalidade brasileira, Robios é natural de Curitiba, capital do Paraná, onde foi fabricado pela Human Robotics, empresa responsável pelo primeiro robô brasileiro de autoatendimento e telepresença.
A tecnologia incorpora um “rosto” com expressões programadas, como piscar e sorrir, para gerar empatia e conquistar o público.
Segundo Olivier Smadja, fundador e CEO da Human Robotics, o Robios Go auxilia os consumidores em sua jornada de compra, tornando sua experiência no estabelecimento inesquecível.
Além disso, quando o assunto é marketing, o robô desperta a curiosidade e direciona os consumidores para ofertas e produtos, atraindo a atenção para marcas anunciadoras. O Robios também pode realizar pesquisas e abastecer o Sistema de Gestão e Relacionamento com o Cliente (CRM, na sigla em inglês).
“Com uma abordagem amigável, os robôs estabelecem diálogos facilitadores, tornando o atendimento eficiente. As perguntas e respostas são geradas utilizando a inteligência artificial (IA)”, conta Smadja.
Curiosidade e engajamento orgânico
O uso de tecnologia interativa no varejo atrai a curiosidade de clientes e gera engajamento orgânico. Prova disso é o vídeo do Robios que viralizou no TikTok nessa semana.
Um cliente gravou como foi recebido no supermercado usando o próprio celular. No vídeo, o robô o conduz até o produto que ele queria comprar. Em quatro dias, o vídeo foi visto por mais de 3,9 milhões de pessoas, registrando 417 mil curtidas.
Com informações de Mercado&Tech
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