Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Existe uma inteligência artificial para tudo? 8 curiosidades que todo mundo precisa saber

Até pouco tempo atrás, o termo pertencia mais ao universo da ficção científica do que ao nosso dia a dia

Fernando Moulin de Fernando Moulin
13 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
IA

A inteligência artificial é um dos tópicos mais quentes do século 21. No entanto, muitas pessoas ainda não têm compreensão completa do que a IA é capaz. Até pouco tempo atrás, o termo pertencia mais ao universo da ficção científica do que ao nosso dia a dia e a maioria sequer ousava sonhar em conviver com tecnologias extravagantes como as retratadas no desenho animado Os Jetsons ou no filme Minority Report, por exemplo.

Fato é que, hoje, questiona-se até mesmo se (ou, por muitos, quando) a inteligência baseada nas máquinas poderá superar a inteligência humana – situação hipotética denominada “Inteligência Artificial Geral”.

Isso porque a IA já detém a capacidade de aprender com dados, raciocinar, resolver problemas, gerar imagens e vídeos automaticamente e reconhecer padrões. Em outras palavras, a IA abrange uma variedade de inovações, como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional, que definem grande parte da essência do que é ser “humano”.

Para se ter ainda mais noção do seu impacto potencial, com o avanço da tecnologia parece cada vez mais evidente que algumas profissões podem se perder no meio do caminho.

Segundo o relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023, do Fórum Econômico Mundial, 75% das empresas consultadas esperam adotar a inteligência artificial em seus negócios até 2027, sendo que 50% destas organizações estimam que a tecnologia gere crescimento de empregos e 25% esperam que gere perda de ocupações.

Seja como for, não dá mais para subestimar o potencial transformador que está moldando o mundo. Então, vale se atentar a alguns pontos interessantes para a melhor adaptação de seu negócio a esta nova, acelerada e intrigante realidade.

1. IA não é uma invenção recente

Embora tenha ganhado notoriedade nos últimos anos, a inteligência artificial e seus conceitos remontam à década de 1950. Alan Turing, um dos pioneiros da computação, propôs a ideia de máquinas capazes de realizar tarefas intelectuais. Desde então, a tecnologia passou por várias fases de desenvolvimento, culminando nas avançadas ferramentas que temos hoje.

2. Ela está em toda parte

É possível pensar na IA como algo limitado aos chatbots, assistentes virtuais ou de voz (como Siri e Alexa), ou ainda a máquinas que performam tarefas repetitivas. Porém, ela está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos. Alimenta algoritmos de busca na web,

recomendações de filmes na Netflix e até mesmo carros independentes. Sem contar o cada vez mais onipresente ChatGPT.

3. Ajuda a salvar vidas

A inteligência artificial tem o potencial de revolucionar a medicina, auxiliando médicos no diagnóstico de doenças, na identificação de tratamentos eficazes, na descoberta de novos medicamentos e até mesmo na previsão de surtos de doenças.

4. Favorece a automação

Também tem o potencial de automatizar muitas tarefas, o que pode melhorar a eficiência e reduzir erros humanos. No entanto, isso também gera preocupações sobre o desemprego em muitos setores, como destacado anteriormente. É importante encontrar o equilíbrio entre a automação e a manutenção de postos de trabalho qualificados.

5. Pode não ser tão inteligente quanto parece

Embora a IA possa realizar tarefas complexas, ainda não possui a compreensão profunda e a criatividade que os seres humanos têm. Por enquanto, também não esbanja intuição ou senso comum.

6. Transforma a educação e o desenvolvimento de novos conhecimentos

A inteligência artificial está sendo usada para personalizar a aprendizagem, fornecendo a estudantes e profissionais em busca de aprimoramento recursos educacionais sob medida para suas necessidades individuais. Também pode automatizar a avaliação de tarefas e fornecer feedbacks imediatos, bem como suportar planos individualizados de desenvolvimento de novas competências e habilidades.

7 – Impulsionará a indústria automobilística

Carros autônomos são um exemplo notável de como a IA está revolucionando a indústria automobilística. Eles prometem tornar o transporte mais seguro e eficiente, e não há cenário da evolução do setor que não contemple o suporte amplo dos algoritmos no futuro da mobilidade

8 – Parece ter um futuro emocionante pela frente, mas com desafios

A IA tem um potencial incrível para melhorar nossas vidas, mas também apresenta desafios éticos, sociais e políticos. A regulamentação e a supervisão destas poderosíssimas ferramentas são essenciais para garantir que essa tecnologia seja usada de maneira responsável. A multiplicação de deep fakes e fake news causa arrepios e angústias em todos os que entendem as implicações de seu mau uso.

É importante ainda compreender suas limitações e os desafios para aproveitar ao máximo os benefícios e mitigar riscos. Trata-se de uma das maiores conquistas tecnológicas da humanidade e é nossa responsabilidade usá-la sabiamente.

Fernando Moulin é partner da Sponsorb.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

NRA Show 2024 terá nova área com roundtables, discussões e networking

Próxima Postagem

Stanley lança categoria no canal farma e supera vendas da marca na Amazon na Black Friday

Fernando Moulin

Fernando Moulin

Fernando Moulin é um dos principais especialistas brasileiros em transformação digital, inovação e gestão da experiência do cliente e um dos pioneiros do Marketing Digital e CRM no país. Cofundador da Malbec Angels, é mentor de startups e advisor estratégico, além de palestrante profissional e professor em instituições como ESPM, Insper e Live University. Atualmente, é partner da Sponsorb, empresa boutique de business performance.

Relacionados Posts

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público
Foodservice

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo
Varejo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Stanley lança nova categoria no canal farma e supera as vendas na maior plataforma digital em Black Friday

Stanley lança categoria no canal farma e supera vendas da marca na Amazon na Black Friday

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.