Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O hábito de ir ao shopping mudou. Você já se deu conta disso?

Luiz Alberto Marinho de Luiz Alberto Marinho
14 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
O hábito de ir ao shopping mudou. Você já se deu conta disso?

A Multiplan sempre foi conhecida por realizar grandes eventos em seus shoppings. Na década de 1980, chegou a hospedar uma partida da Copa Davis de tênis e trouxe os Golfinhos de Miami ao Brasil. Nos anos 1990, levou os shows da Disney e os desfiles de moda para o BarraShopping (eu era o gerente de marketing do Barra nessa época). O MorumbiFashion foi o precursor do SPFW e ingressos para o Cirque du Soleil já foram prêmio da promoção de Natal.

Poderia mencionar pelo menos mais uma dúzia de realizações marcantes dos shoppings do trevo verde. A lista é interminável. A diferença para os dias atuais está na quantidade. Em 2023, ocorreram precisamente 1.071 eventos na Multiplan. Para efeito de comparação, no ano anterior eles não passaram de 700.

A Multiplan não está surfando essa onda sozinha. Muitas redes e shoppings independentes já se deram conta de que precisam multiplicar o número de eventos diferenciados para chamar de volta os antigos frequentadores.

Queda no fluxo de frequentadores

A verdade é que o fluxo nos shoppings ainda não voltou aos patamares de antes da pandemia. Dados do Censo 2023/2024, compilados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), revelam que, em 2023 houve, na média, 462 milhões de visitas mensais aos centros comerciais brasileiros. Em 2019, esse índice era de 502 milhões. Isso sinaliza uma queda de 8% no tráfego de clientes.

O que houve? As pessoas deixaram de gostar dos shoppings?

Pouco provável. Pesquisas recentes sugerem que os shoppings não perderam os clientes. Essas pessoas apenas deixaram de ir com a mesma frequência.

Vamos aos dados: ano passado, 44% dos entrevistados pela pesquisa “O comportamento dos frequentadores de shopping centers”, patrocinada pela Abrasce, declararam visitar um shopping pelo menos uma vez por semana. Em 2016, os clientes que batiam ponto semanalmente representavam 63% do total.

Trazendo os clientes de volta

Independente dos motivos que levaram as pessoas a ir menos aos shoppings, atrair fluxo qualificado passou a ser um dos principais desafios do setor. Cumprir essa missão, porém, não é tarefa exclusiva da turma do marketing, responsável por montar o calendário de eventos. Passa também – e cada vez mais – pelo time comercial.

Em seu Investor Day, realizado no final de janeiro, a Allos mostrou alguns números bem interessantes. Os 47 shoppings que compõem seu portfolio contam, hoje, com 39 unidades de educação, 114 clínicas médicas, 429 serviços de beleza e nada menos do que 540 restaurantes. São operações que motivam visitas incrementais de clientes com capacidade de compra.

Outra vertente importante são os espaços de eventos, que ocupam grandes áreas em muitos shoppings. O Grupo Iguatemi é um dos que têm investido nessa estratégia, recebendo desde encontros corporativos a lançamentos de automóveis, passando por casamentos e festas de formatura. Tudo isso, claro, engrossa o volume de gente no mall.

Também está na lista de prioridades dos shopping centers acelerar projetos multiuso, com torres comerciais e residenciais. A intenção é adensar ao máximo o entorno e aumentar a propensão de visitas dos vizinhos.

Apesar do foco na mudança de mix e nos projetos multiuso integrados, a maior aposta dos shoppings é mesmo em eventos impactantes para consumidores, daqueles capazes de produzir resultados quase imediatos.

Eventos geram fluxo e elevam vendas

Um bom exemplo do potencial dos eventos para gerar tráfego e elevar vendas aconteceu, ano passado, no Patio Cianê, em Sorocaba. Depois de um primeiro semestre morno, a Alqia (antiga Saphyr), administradora do shopping, decidiu investir pesado em eventos: aportou verba para contratar atrações relevantes, de olho nas famílias com crianças.

Resultado? O fluxo de veículos, que havia apresentado crescimento negativo nos primeiros meses do ano, em relação a 2022, deu um salto. Aumentou 14% em agosto e 18% em dezembro.

Mas a Alqia não se limitou a elevar receitas de estacionamento. O Patio Cianê se esforçou para fazer com que os lojistas aproveitassem melhor os eventos. Os que se envolveram, venderam mais. Envolver-se significa vestir a vitrine, destacar produtos, quando possível, e criar promoções e ofertas para os participantes do evento.

Durante a ação da Patrulha Canina no Cianê, as vendas das lojas engajadas (foram 30% do total) cresceram 22%. As que não participaram também aumentaram vendas, porém, em bases menores: 14%. A Alqia chama esse tipo de ação, desenhada para proporcionar oportunidades de vendas para os lojistas, de Evento 360º. Esse ano haverá cerca de 110 Eventos 360º nos seus 11 shoppings, sendo pelo menos 30 deles com personagens licenciados. Aos poucos, apostam os executivos da companhia, os lojistas vão aderir. E os clientes voltarão.

Objetivo é aumentar ‘share of life’

Pesquisas mostram claramente que os shoppings já não cumprem as mesmas funções do passado. Como consequência, é natural que o perfil dos frequentadores e as jornadas que realizam nos shoppings sejam diferentes. E que as estratégias para atrair público e estimular conversão nas lojas sejam outras.

Ao invés de buscar crescimento de share of market (participação de mercado), ou share of pocket (participação no orçamento do consumidor), os shoppings vão mirar cada vez mais no share of life.

Isso significa oferecer motivos para que as pessoas passem mais tempo em seus espaços. A chance de fazer ali uma compra qualquer será maior.

Quem viver, verá.

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Em parceria com indústrias e marcas, Oxxo prepara experiência emblemática para a Páscoa

Próxima Postagem

Itaú lidera o ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil, que somam US$ 82,8 bilhões juntas

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho

Luiz Alberto Marinho é sócio-diretor da Gouvêa Malls, consultoria de negócios ideal para apoiar a nova geração de centros comerciais.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Itaú lidera o ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil, que somam US$ 82 bilhões juntas

Itaú lidera o ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil, que somam US$ 82,8 bilhões juntas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.